fbpx
breaking news New

Cervejas artesanais devem aquecer produção brasileira de cevada

artesanais
Para especialista da Embrapa, há aumento da demanda pelo grão e nada mais natural do que buscá-lo no produtor local (Crédito da imagem: Mira Pavlakovic/Freeimages)

Embora muitas microcervejarias ainda importem a cevada, o crescimento do mercado de artesanais deve fortalecer a sua produção. Afinal, há um aumento óbvio da demanda pelo grão e nada mais natural do que buscá-lo no produtor local, que está mais próximo para suprir a demanda. Essa é a avaliação de Euclydes Minella, pesquisador da Embrapa Trigo.

“As microcervejarias sabem que precisam de matéria-prima. E a tendência é de que ela seja local. Houve um aumento da demanda sobre informações e variedade no grupo do mercado artesanal”, afirma Minella, um dos mais destacados especialistas brasileiros em cevada.

Nos últimos anos, a área de cevada no Brasil girou em torno de 100 mil hectares, número que pode crescer em função da liquidez de um mercado crescente, o das microcervejarias, que precisará ter a demanda atendida pelos agricultores, segundo avalia o especialista.

Publicidade

“O volume da produção artesanal está crescendo. Na medida que cresce, demanda mais cevada nacional, especialmente as produzidas ao redor das maltarias”, acrescenta Minella, também destacando a relação direta entre produção e seu escoamento, algo facilitado quando as diferentes áreas da cadeia estão próximas.

A necessidade de crescimento das maltarias também pode fazê-las produzir cevada em parcerias, já que o cultivo nacional é feito de acordo com a demanda, além de permitir a integração de diferentes etapas da cadeia.

“Em tese, as maltarias estão sempre próximas da produção. Isso também ocorre com as artesanais. Com as microcervejarias, há necessidade de maltarias e a busca pela cevada. Tem produtor de malte que produz a cevada. E isso deve aumentar”, conclui o pesquisador da Embrapa Trigo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password