fbpx
breaking news New

Inovação impulsiona setor cervejeiro na indústria brasileira de máquinas

máquinas
Embora produção de bebidas alcoólicas esteja em queda, setor cervejeiro na indústria de máquinas cresceu de 15% a 20%, segundo Abimaq

Apesar dos dados mais recentes apontarem queda na produção de bebidas alcoólicas, o segmento cervejeiro da indústria de máquinas atravessou um momento positivo no último ano. A avaliação foi de que a inovação impulsionou o setor e o fez crescer até 20%.

De acordo com Nelson Ferreira Júnior, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o lançamento de novos produtos, especialmente de cervejas “especiais”, permitiu um ano positivo para o segmento.

“Uma razão importante para a aquisição de novos equipamentos foram os fortes investimentos das indústrias de cerveja no lançamento de novos produtos, principalmente na categoria de cervejas especiais”, explica Ferreira Júnior ao Guia.

“As grandes cervejarias passaram a olhar ainda mais para o mercado de cervejas especiais, com a montagem de centros de desenvolvimento próprios. Houve também lançamentos de novos tipos de cerveja por parte de marcas já consolidadas no mercado brasileiro”, acrescenta.

Essa característica inovadora do setor cervejeiro minimizou a queda da produção industrial de bebidas alcoólicas em 2018. Os últimos dados divulgados pelo IBGE apontaram redução de 1,3% no acumulado de janeiro a novembro. E também houve registro de baixa na produção dos últimos 12 meses, de 0,6%.

Publicidade

“No ano passado, as vendas de máquinas e equipamentos para o setor cervejeiro cresceram, em especial para as empresas que trabalham com alta tecnologia, cuja expansão nas vendas foi de 15% a 20% em relação a 2017”, revela Ferreira Júnior.

Assim, o dirigente da Abimaq aponta a criatividade como característica importante para que o setor consiga driblar a crise econômica brasileira dos últimos anos. “A indústria cervejeira teve um grande foco de investimentos na área de inovação, introduzindo equipamentos especiais e fazendo adaptações em suas linhas próprias para dar suporte aos lançamentos de produtos”, afirma.

A Abimaq, inclusive, faz previsões otimistas para a indústria cervejeira em 2019. A aposta é no surgimento de mais linhas de produção e fábricas, com foco na eficiência. Além disso, a entidade acredita na expansão continuada da participação das microcervejarias no setor.

“O mercado cervejeiro continuará crescendo em termos de inovações e ampliação de distribuição de produtos. Deverão ser mantidos investimentos em novas linhas de produção, inclusive de novas fábricas, uma vez que as indústrias de cerveja buscam, cada vez mais, linhas eficientes com grande confiabilidade, que resultam em maior qualidade do produto e em custos mais baixos de produção. Há ainda uma expectativa de aumento de negócios para as microcervejarias, assim como já ocorreu em 2018”, conclui Ferreira Júnior.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password