Black Friday: Stout limitada provoca fila nos EUA | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Black Friday: Stout limitada provoca fila nos EUA

Black Friday Goose Island filas Stout
Milhares de consumidores fizeram fila em frente à Goose Island na Black Friday de 2017 (Foto

O varejo dos Estados Unidos inventou a Black Friday, que leva milhões de consumidores insanos para filas quilométricas em portas de lojas de eletrônicos e eletrodomésticos. As cervejarias artesanais, no entanto, trataram de remodelar o evento. Se nas lojas tradicionais a fila é de gente sedenta por produtos regulares, que estão nas prateleiras o ano todo, na porta das cervejarias a fila é por lançamentos de edições limitadíssimas de Stout envelhecida.

A tradição começou com a Goose Island: desde 1992 a cervejaria se dedica a envelhecer cerveja em barris de madeira. O que hoje pode ser considerado um procedimento comum, deve muito de seu desenvolvimento às experiências da cervejaria de Chicago com sua Stout em barris usados por destilarias de uísque como Evan Willians e Jim Beam. Os resultados dessas ousadias são cervejas com personalidade inigualável, dignas do rótulo de “raras”.

No começo dos anos 2000, a seleta leva de cervejas Stout maturada em madeira pela Goose Island passou a ser anunciada como a grande atração da Black Friday. Assim, fãs da marca se dispuseram a acordar cedo na manhã após o feriado de Ação de Graças para provar a Bourbon County Stout da marca.

Nos primeiros anos, apenas os beergeeks mais aficionados se davam esse trabalho. Mas, com o passar do tempo, filas enormes passaram a pipocar na sede – em 2017 foram mais de 2 mil pessoas – e nos pontos de venda da marca por todo o país, à espera da edição limitada. Esse ano é a primeira vez que oito variações da Bourbon County serão lançadas, sendo que a Proprietor’s (do proprietário, em inglês) estará disponível apenas em Chicago. Os preços não foram divulgados, mas nos anos anteriores variaram entre US$ 9,90 e US$ 18,99 por garrafa.

Outras cervejarias, no entanto, compreenderam a eficácia da fórmula e passaram a adotar estratégias semelhantes, lançando rótulos limitados na Black Friday. A maioria delas se mantém fiel à tradição traçada pela Goose Island, preparando Stouts envelhecidas. O estilo faz sentido para a ocasião: Chicago tem temperaturas médias abaixo de 10 graus em novembro.

Mas nem só de glórias se faz uma tradição. Durante o processo de maturação, a edição de 2015 da Bourbon County foi contaminada pela bactéria lactobacillus acetotolerans, que não faz mal algum, mas provoca off-lavors. O resultado é uma bebida muito mais azeda do que o desejado. Na época, a empresa fez um recall do lote contaminado, oferecendo uma compensação para os clientes que se sentiram lesados.


0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password