Duas cervejas brasileiras estão entre as 10 mais inovadoras | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Duas cervejas brasileiras estão entre as 10 mais inovadoras

Inovação das artesanais brasileiras é resposta à concentração que reinou por anos no mercado

A empresa global de pesquisa de mercado Mintel elencou duas cervejas brasileiras entre as dez mais “inovadoras” no mundo. O estudo, realizado pelo pesquisador Jonny Forsyth, apontou a Baden Baden Kaffee Bier,  da Baden Baden, e a Jambu Bier, da Krug Bier, para esse seleto grupo.

Entre as bebidas selecionadas por Forsyth, diretor associado da Mintel Food & Drink, apenas a Itália também contou com duas cervejas entre as escolhidas – Canadá, Estados Unidos, Holanda, África do Sul, Noruega e China tiveram uma eleita, cada.  E há uma explicação para essa prevalência brasileira.

Krug Jambu é uma das dez cervejas mais inovadoras do mundo
Krug Jambu

Na visão de Forsyth, o consumidor brasileiro está sedento por iniciativas inovadoras quando se trata de cerveja. Esse sentimento se dá pelo histórico de concentração do mercado cervejeiro nas grandes multinacionais. E acabou por permitir que essa “demanda”, até então reprimida, fosse atendida pelas cervejas artesanais, um nicho em ampla expansão.

“Uma das razões para o Brasil ser tão inovador é que há anos sua indústria cervejeira tem sido homogênea e dominada por grandes cervejarias. Isso significava que o consumidor não tinha escolha, inovações interessantes de cerveja e opções de cervejas premium”, afirma Forsyth.

BAden Baden Kaffee é uma das dez cervejas mais inovadoras do mundo
Baden Baden Kaffee

Assim, na avaliação do pesquisador, as cervejas artesanais souberam aproveitar essa oportunidade no mercado brasileiro, apresentando as inovações desejadas pelo consumidor. “Nessas condições de mercado, os consumidores ficam frustrados e entediados com a falta de escolha, então é mais provável que adotem um segmento como o artesanal, que celebra a inovação, qualidade e variedade”, acrescenta.

Foi nesse cenário que Baden Baden Kaffee Bier e Jambu Bier conseguiram o reconhecimento internacional como inovadoras, através da pesquisa da Mintel. A primeira une duas variedades de café, o Acaiá e o Bourbon, harmonizados com o leve amargor do lúpulo e do malte, sendo bege escura e com uma espuma cremosa. Já a segunda, inspirada no clima tropical da Amazônia, é uma puro malte com a presença do jambu e também aromas de maracujá e manga.

Veja outras iniciativas inovadoras no mercado nacional:

Entrevista: A incrível raiz africana da Otim’Bé, a cerveja de Ya e Lumumba

Outubro Rosa: Confrarias femininas se unem para lançar a Batom Vermelho


1 Comment

  • Robson Herbster Reply

    9 de outubro de 2018 at 13:57

    Interessante essas escolhas, ainda mais sabendo que a a Baden Baden já informou que não produzirá um segundo lote dessa cerveja.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password