fbpx
breaking news New

Capital da cerveja: Brasília recebe 2 eventos essenciais à artesanal do país

copa
Semana da Cerveja Artesanal e Copa Cerveja Brasil destacam, na capital do país, a força da artesanal brasileira (Crédito da foto: José Cruz/Agência Brasil)

Iniciada na última sexta-feira, a Semana da Cerveja Artesanal Independente prossegue em Brasília até o próximo domingo com uma série de atrações. E uma das principais começa nesta quarta: a Copa Cerveja Brasil, o primeiro concurso exclusivo para marcas independentes do país.

A Copa Cerveja Brasil, assim como a Semana da Cerveja Artesanal Independente, é organizada pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva). E, de acordo com Carlo Lapolli, presidente da entidade, o número de rótulos inscritos superou a previsão.

Carlo Lapolli

“Vão ser avaliadas 550 cervejas”, afirma Lapolli ao Guia da Cerveja, também destacando o ineditismo dessa disputa, por não envolver marcas que possuem ligação com investidores multinacionais e que traz cervejas com produção inferior a 500 mil litros por mês. “É o primeiro concurso independente, então não tem a presença de grandes grupos, que não se enquadram no nosso estatuto”, explica.

Publicidade

A Copa Cerveja Brasil será concluída no domingo. Além das cervejas premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, também haverá prêmios de Best Of Show (primeira, segunda e terceira cerveja com maiores notas, independentemente do estilo). Também serão coroados a cervejaria, o brewpub e a cigana do ano, de acordo com a avaliação dos rótulos.


Semana da Cerveja

Além da Copa Cerveja Brasil, a Semana da Cerveja Artesanal Independente já teve diversas outras atrações, que seguirão até o dia 21, com lançamento de rótulos, workshops e harmonizações, além de visitas guiadas a fábricas.

Com uma agenda recheada de eventos, a expectativa da Abracerva é de atrair um público que ainda não tem muito contato com as artesanais. “Isso acaba ajudando a divulgar a cerveja artesanal para quem não conhece, que é a grande maioria da população”, comenta Lapolli.

A semana, aliás, vem em momento oportuno. O crescimento do mercado de artesanais, visto no evento em Brasília e também na enorme participação de rótulos da Copa Cerveja Brasil, aponta para mudanças na lógica do consumo que eram impensáveis há alguns anos. E é exatamente isso que a Abracerva espera fomentar.

“Na minha geração, eu, que tenho 43 anos, tinha quatro ou cinco cervejas na prateleira. Na geração do meu filho, que tem 20 anos, a prateleira está cheia de cerveja artesanal”, pontua Lapolli.

“Quando chegar a hora dele bancar o próprio consumo, terá um hábito completamente diferente”, acrescenta o presidente da Abracerva, destacando a importância cultural que eventos como a Copa Cerveja Brasil e a Semana da Cerveja Artesanal Independente podem ter para aumentar o público consumidor das cervejas artesanais.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password