fbpx

Balcão da Copa Cervezas: Um pouco da história da cerveja chilena

Conhecido em todo o mundo pela produção de vinhos e por uma geografia de extremos – entre o Pacífico e a Cordilheiras dos Andes -, o Chile também tem uma ligação histórica com a cerveja artesanal. Assim como em outras partes da América, a cerveja foi introduzida no país por imigrantes ingleses e alemães, que trouxeram consigo uma nova tradição cervejeira.

Junto à importação de novas cervejas, começou no Chile um processo de industrialização, resultando na abertura de cervejarias em várias regiões – alguns registros datam de 1822 em Santiago e 1825 em Valparaíso. Outros locais também sediaram a criação de novas cervejarias para atender um público que não era contemplado devido às condições de transporte e distribuição, fragmentando a indústria.

Essa fragmentação começa a declinar no final do século XIX, com a melhoria das redes de transporte. Com isso, se inicia uma fase de concentração da produção. A recém-criada Compañía de Cervecerías Unidas (CCU) abarcou quase a totalidade do mercado nacional.

A monopolização da produção durou até os anos 90, com o nascimento de novas cervejarias como Kunstmann, Colonos, Monteverde, Märzen e HBH, que entregaram uma proposta mais artesanal para o consumidor.

Hoje o Chile conta com cerca de 400 cervejarias. Los Rios, Araucanía, Valparaíso e RM Santiago concentram quase 80% das plantas. Além disso, se considerarmos a efervescência do movimento cervejeiro da América Latina, o Chile ocupa o 3º lugar em relevância no mercado, ficando atrás do Brasil e da Argentina.

Com cerca de 17 milhões de habitantes no país, a cerveja artesanal tem uma taxa de penetração de 2% no Chile. Uma participação que pode ser ainda maior, se consideradas as cervejarias maiores ou incluída a importação de cervejas especiais da Europa e dos Estados Unidos, podendo chegar facilmente a 4%.

Publicidade

Com a proposta de voltar às origens da cultura cervejeira chilena, a Copa Cervezas de América transfere-se, em 2019, para a colorida cidade de Valparaíso, localizada a 112 quilômetros da capital Santiago. Em paralelo à 8ª edição do concurso, uma semana inteira de atividades vai resgatar a história e aproximar os participantes da cena cervejeira chilena. Entre elas, conferências, tour a bares, cervejarias, workshops e o mais esperado beer boat, nas águas do Oceano Pacífico. Tudo isso, de 26 a 31 de agosto.

Uma oportunidade única que vai reunir história, cultura e cerveja artesanal nessa cidade portuária que é patrimônio da humanidade pela Unesco. Um convite irrecusável para conhecer o lado cervejeiro chileno.


Sarah Buogo, jornalista, diretora da empresas PubliBeer e Publié Conteúdo, é Beer Sommelier pelo Science Of Beer Institute e embaixadora da Copa Cervezas de América no Brasil desde 2014

Veja também:

1 Comment

  • Allana Santos Reply

    16 de maio de 2023 at 22:01

    Ola Sarah, me chamo Allana. Gostaria de algumas informações referente ao ramo de cervejas no Chile. Viso que tenhas enorme conhecimento na área. Aguardo retorno

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password