fbpx
breaking news New

Um doce Natal: Combinações e receitas que harmonizam cerveja e sobremesa

doces
Cerveja pode não só harmonizar, como servir de ingrediente para ótimos doces. Chef Ana Araújo ensina uma receita especial (na foto)

Mesa farta, celebração, cervejas e doces. Embora os dois últimos itens sejam, algumas vezes, vistos como integrantes de lados opostos em momentos de festa, a comemoração do Natal, seja na ceia ou no tradicional almoço, é uma grande oportunidade para mostrar que eles harmonizam e podem caminhar juntos. Especialmente nas sobremesas, um importante marco de desfecho da comemoração.

A combinação começa pelo panetone, surgido em Milão e recheado com frutas secas. Mas vai muito além. “Podemos fazer ótimas harmonizações com o próprio panetone ou chocotone. Doces natalinos que tenham oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas também caem muito bem com cerveja”, explica Ana Araújo, chef da Mimosa Doces.

“Outra combinação interessante para os doces natalinos são as cervejas de trigo, como Weizen e Witbier”, acrescenta Thomé Calmon, sócio da cervejaria pernambucana DeBron Bier. “Já que elas não passam pelo processo de filtração, a grande pedida são sobremesas mais leves, como doces a base de banana ou leite condensado. Nesse caso os bolos de frutas harmonizam bem e os que levam canela, como a rabanada.”

Até mesmo a IPA e seu forte amargor, segundo Thomé, podem cair bem com doces. “Outra cerveja é a IPA, que confere uma boa harmonização com sabores mais fortes. Por ser uma cerveja cheia de lúpulo, o sabor amargo da bebida é bem marcante. Dessa forma, sobremesas como torta de maçã caramelada e nozes configuram uma boa opção.”

Receitas com cerveja
Para além da harmonização entre diferentes estilos e doces, que têm espaço para consumo em inúmeras etapas da ceia, as cervejas também podem entrar na mesa como um importante ingrediente de diversas receitas.

Em bolos de fruta, como explica Ana Araújo, é possível substituir o líquido utilizado por cervejas. Nesse caso, será a partir da fruta que se determinará qual a melhor bebida. Por exemplo: uma mais frutada, amadeirada ou com tons cítricos. “As que mais combinam são as que tenham algum toque de caramelo ou avelã”, afirma a especialista, que trabalhou no renomado Esquina Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira.

Além disso, há a possibilidade de utilizar a cerveja como recheio, como a chef faz no bolo de rolo, uma das suas especialidades. O detalhe, nesse caso, é o uso de cevada na massa. “Eu coloco uma colher de sopa da cevada em pó na massa porque aí fica equilibrado, com aquele leve sabor de cevada no fundo, mas sem prevalecer muito, pois pode ser que não agrade ao paladar de todo mundo”, indica.

Ela também usa a Malzbier – uma cerveja doce, mais escura e com baixo teor alcoólico – como opção de recheio, mas no brigadeiro. “Quando faço a redução da cerveja e faço o brigadeiro, ele lembra um pouco o doce de leite, por ser uma cerveja mais doce”, diz sobre uma receita que, com algumas adaptações, também pode servir para outros tipos de cerveja.

Publicidade

“Eu faço também uma redução da cerveja Pilsen. Pego uma latinha e a reduzo a 150ml. E aí uso essa redução no brigadeiro. Se eu usar o volume todo, dá aquele amargo que é comum da cerveja. E a ideia é que a cerveja ajude a quebrar o doce do leite condensado, mas que não deixe amargo”, explica.

Como se vê pelas diversas dicas da chef da Mimosa Doces, o que não faltam são doces e bolos natalinos que utilizam a cerveja como ingrediente, além de opções de alimentos mais açucarados e que combinam com a bebida, especialmente em momentos de forte calor. E, ainda que os espumantes tenham conquistado seu espaço na celebração e nos seus brindes, a cerveja não deixa de ser componente importante no Natal. 

Panetone de cerveja
Para quem prefere ir às compras ou não pode colocar a mão na massa para produzir doces natalinos, a DeBron Bier fez uma aposta na inventividade ao lançar recentemente o Beertone. Trata-se de um panetone de cerveja desenvolvido em parceria com o Galo Padeiro, uma empresa de panificação e doceria também de Pernambuco.

O Beertone conta na sua composição com maltes de uma cerveja premiada, a Imperial Stout da DeBron. Com 500g, o produto é feito de modo artesanal, com farinhas importadas, manteiga, malte de cerveja, cacau 100% e chocolate belga. Foi colocado à venda por R$ 70, em um kit que contempla um panetone e uma Imperial Stout.

“Pedimos que eles acrescentassem maltes da nossa premiada cerveja Imperial Stout para compor o panetone. Acreditamos no Galo Padeiro por serem parecidos com as nossas premissas, de sempre inovar e oferecer matéria-prima de primeira qualidade”, afirma Eduardo Farias, um dos sócios da DeBron, explicando como se deu a parceria com o Galo Padeiro.

A cervejaria destaca a harmonização entre a sua Imperial Stout e o panetone como algo que tornou natural a busca por uma parceria para que o tradicional doce natalino estivesse ao lado da cerveja em um produto único. E aponta ser essa mais uma opção para que a bebida não perca o seu protagonismo nesse período de festas.

“Companheiras do ano inteiro, as (cervejas) produzidas artesanalmente apresentam diversos sabores que harmonizam perfeitamente com tudo. No caso do panetone, por exemplo, destacamos os maltes da Imperial Stout. A base mais torrada da cerveja ajuda a controlar o sabor doce do panetone, além do chocolate amargo percebido na cerveja complementar as gotas de chocolate presentes no pão”, complementa Thomé Calmon, também sócio da DeBron.

Confira uma receita especial de Bolo Escuro de Cerveja da chef Ana Araújo, da Mimosa Doces

  • 3 colheres de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de cerveja Malzbier
  • 1/2 xícara de damasco
  • 1/2 xícara de uva passa
  • 1/2 xícara de frutas cristalizadas
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Depois acrescente os ovos um a um. Retire da batedeira, adicione os secos e mexa com o auxílio de um fouet. Coloque em seguida a cerveja e mexa mais um pouco. Adicione as frutas e leve para assar em forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Decore com as frutas secas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password