fbpx
breaking news New

Pesquisador da Embrapa alerta sobre clima, mas vê lúpulo nacional com otimismo

campos de lúpulo
Apesar de exigir clima seco, cultivo de lúpulo tem boas condições de prosperar no Brasil se colheita for em abril (Crédito da imagem: Dušan Gavenda/Freeimages)

O Brasil traça os primeiros passos de sua história com o lúpulo. Embora ainda não exista propriamente uma tradição, o país tem potencial para desenvolver o cultivo próprio, o que já começou a ser feito informalmente por algumas cervejarias, segundo conta Euclydes Minella, pesquisador da Embrapa Trigo desde 1975.

“Com o crescimento das cervejarias artesanais, certamente aumentou a procura por lúpulo local e, infelizmente, ainda não temos história de produção de lúpulo no Brasil, mas estamos construindo. Atualmente, já existem várias cervejarias fazendo pomar de lúpulo”, explica o pesquisador, detalhando sobre essa produção que começa a ganhar forma.

“Obviamente isso é material importado, porque não temos tradição de produção nem de melhoramento no país, mas está havendo resultados positivos. As pessoas estão adquirindo a própria confiança de como fazer, então isso aí é crescente”, acrescenta Minella.

“Temos hoje produção de lúpulo informal na mão de microcervejarias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais. É o povo que está se adiantando, porque não temos informações no país sobre o cultivo.”

Desafios
Um tempero da cerveja, segundo o pesquisador, o lúpulo é uma planta – o lupuleiro – que, contrariamente ao que se imagina, é da cultura de verão. Dela se aproveita a flor, que dá aroma e sabor à bebida. E é aí onde está o grande problema para a produção nacional: para colher a flor, é preciso tempo seco.

“É uma planta exótica aqui, exigente também e que precisa de clima específico principalmente na época de colher essas flores. Precisa ser clima seco, então aí você começa a imaginar as dificuldades de se produzir aqui”, comenta Minella, uma das grandes referências nacionais no cultivo de cevada.

Ainda assim, apesar da dificuldade com as chuvas, ele garante que há boas condições, especialmente se a colheita for em abril. “Vai se buscar exemplo de todos os outros cultivos de regiões que favorecem a questão do pós-floração. Temos condições boas para colher em abril, final de março, que em geral é seco”, orienta.

Publicidade

Confiante no potencial do lúpulo brasileiro, Minella aponta outro importante desafio: a falta de maior apoio institucional para o cultivo se estabelecer. “Existe potencialidade, sim. Mas temos muita coisa a aprender. E espero que alguma instituição se interesse, porque é um movimento que veio para ficar”, finaliza.

 

Leia, também, no Guia da Cerveja:

Produção de cevada cai em julho, mas mantém expressiva alta em 2018

https://guiadacervejabr.com/entrevista-brasil-pode-dobrar-producao-de-malte-e-sonhar-com-o-lupulo-proprio/

https://guiadacervejabr.com/agraria-promete-lancar-dois-novos-maltes-ate-2019/

Os desafios da cevada: Entenda como o país pode dobrar produção de malte

1 Comment

  • Fábio Reply

    10 de junho de 2023 at 22:29

    estamos localizados em São José dos Campos – SP em uma propriedade ao lado de uma represa. Nesse ambiente teríamos problemas no cultivo de Lúpulo?

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password