Entrevista: BaresSP cria escola cervejeira focada em "preços justos"
Últimos destaques Novo

Entrevista: BaresSP cria escola cervejeira focada em “preços justos”

baressp
Para Rodrigo Sena, um dos fundadores da escola, ideia é oferecer cursos de qualidade, com preços justos e no tempo certo para os alunos

O preço alto ainda é um dos grandes entraves para a democratização da cerveja artesanal no mercado brasileiro. Dificuldade que se tornou ainda maior nos últimos anos, quando a crise conjuntural enfraqueceu o poder de consumo de boa parte da população. Mas uma importante iniciativa pode ajudar a desativar esse nó: o lançamento da Escola da Cerveja do BaresSP.

Criada por um dos guias precursores da cena noturna paulistana, o BaresSP, a nova escola surge com o intuito de oferecer cursos de qualidade e com preços justos, minimizando um problema que dificulta a democratização da cerveja artesanal do país.

“Nosso país vive uma crise econômica que ainda não terminou, temos milhões de desempregados, o custo de vida é alto na maioria das cidades e os salários, baixos”, afirma Rodrigo Sena, sommelier, mestre-cervejeiro, jornalista e um dos fundadores da escola. “Por isso todo nosso conceito foi criado em cima desses desafios: oferecer cursos de qualidade, com preços justos e no tempo certo para os alunos.”


Leitores do Guia têm descontos especiais nos cursos da Escola da Cerveja do BaresSP. Veja aqui.


Em entrevista ao Guia, em que conta um pouco mais sobre a criação da escola, Rodrigo explica também que os cursos terão três públicos distintos: aqueles que querem aprender por hobby; aqueles que querem ampliar o conhecimento para fins profissionais; e donos e executivos de bares, restaurantes, hotéis, que não querem só entender mais sobre a bebida, mas também a atender o cliente cervejeiro.

Confira, a seguir, a entrevista completa com Rodrigo Sena, sommelier, mestre-cervejeiro, jornalista e um dos responsáveis pela Escola da Cerveja do BaresSP.

Como e quando surgiu a Escola da Cerveja do BaresSP? Quem a integra e com qual objetivo foi criada?
A Escola da Cerveja do BaresSP surgiu no primeiro semestre de 2018. O grande objetivo da escola é multiplicar o correto conhecimento cervejeiro de uma forma inovadora, com cursos bem focados e com preços justos para os alunos. Percebemos que existe muita demanda por conhecimento cervejeiro. Os cursos com mais qualidade que existem no mercado normalmente demandam investimento muito alto do aluno, tanto de tempo quanto de dinheiro. Nossa ideia foi otimizar o tempo, passando conhecimento de qualidade em prazo interessante – e com um preço que cabe no bolso das pessoas.

A ideia partiu dos sócios-fundadores do BaresSP, Leandro Meloni e Fábio de Francisco, em conjunto comigo. Nós três criamos todo esse conceito, a grade de cursos, as dinâmicas e todo o material didático. A escola ainda conta com a gestão da Cristiane Filocomo, que cuida de toda a operação e atendimento aos alunos.

Como a escola encara o mercado brasileiro de artesanais e por que o BaresSP decidiu investir em cursos sobre cerveja?
Como eu disse, a Escola da Cerveja observou uma demanda por conhecimento no mercado. Isso se deve muito ao fato de que o consumo está crescendo exponencialmente. Segundo o Ministério da Agricultura, fechamos 2018 com mais de 830 cervejarias no Brasil, e com mais de 7.000 rótulos registrados. O setor cresce em média 20% ao ano nos últimos 6 anos. E toda essa demanda pelo consumo cria uma demanda por conhecimento, pois as pessoas querem aprender como escolher seus estilos favoritos, em que copo beber, quais são as características a observar nas cervejas, e por aí vai.

Quem é o público-alvo dos cursos? Pretende focar mais o público especializado ou o consumidor ainda ligado às cervejas tradicionais, como as Pilsens?
Nós temos três públicos basicamente: tem aqueles que querem aprender por hobby, que não irão utilizar o conhecimento para fins profissionais. Existem aqueles que querem ampliar o conhecimento para fins profissionais, para se tornarem profissionais da área ou para dar um upgrade na sua profissão. E por último temos profissionais, donos e executivos de bares, restaurantes, hotéis, que querem aprender sobre cerveja, mas também aprender a atender o cliente cervejeiro. Temos cursos para todos estes.

Quais os principais cursos oferecidos e o que eles podem trazer de diferencial?
Temos um curso para iniciantes, aqueles que estão começando nesse universo. Esse é o Curso de degustação de cervejas artesanais, onde os alunos recebem uma boa base teórica e, no final, aplicam o conhecimento na prática com uma degustação de quatro estilos de cervejas. Outros cursos que temos já focam mais no marketing, vendas e atendimento, para estabelecimentos que trabalham com cervejas artesanais. A escola também tem cursos de especialização, como harmonização e análise sensorial, para quem já possui uma boa base de conhecimento e deseja se especializar em algum destes assuntos. E ainda oferecemos um curso inovador para a formação de Sommeliers de Cervejas Profissionais, com toda a grade curricular que um sommelier precisa ter.

Como vocês encaram a “educação cervejeira” no país e como os cursos, de maneira geral, podem ajudar a disseminar essa cultura?
Como todos os assuntos, quando falamos de educação no Brasil é um grande desafio. Nosso país vive uma crise econômica que ainda não terminou, temos milhões de desempregados, o custo de vida é alto na maioria das cidades e os salários, baixos. Por outro lado, as pessoas estão com pouco tempo – cada vez temos menos tempo disponível. Por isso todo nosso conceito foi criado em cima desses desafios: oferecer cursos de qualidade, com preços justos e no tempo certo para os alunos.

Atualmente o acesso a um conhecimento cervejeiro de qualidade é difícil. Na internet a grande maioria dos cursos ou ebooks gratuitos não possui qualidade, e até erros gravíssimos. Livros são caros também. Por isso a Escola da Cerveja BaresSP entrega conteúdo de qualidade no formato que as pessoas precisam: cursos objetivos e material didático digital. Essa nossa iniciativa contribui muito para o compartilhamento do correto conhecimento cervejeiro. O que é bom para toda a cadeia produtiva que sobrevive da cerveja.


0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password