4 benefícios dos concursos para o setor cervejeiro | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

4 benefícios dos concursos para o setor cervejeiro

concursos
Além do grande potencial para atração de um público maior, os concursos servem como indicador para onde o mercado está se direcionando (Crédito da imagem: Celso Pupo Rodrigues/Freeimages)

“O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.” O lema, ligado ao Barão de Coubertin, sempre lembrado durante a realização dos Jogos Olímpicos, também pode ser associado ao setor de cervejas artesanais diante do crescimento da realização de concursos, normalmente durante festas, feiras ou encontros.

Só nas últimas semanas, três importantes concursos foram realizados: o Mbeer Contest Brazil, a Copa Cervezas de América e a Copa Cerveja Brasil.  Mais do que apenas oferecerem medalhas e o reconhecimento da qualidade da cerveja, contudo, esses  eventos servem como importante avaliação e podem indicar a definição de rotas a serem tomadas pelas artesanais.

Além disso, os concursos são benéficos para todas as pontas do setor. Afinal, além do grande potencial para atração de um público maior, que pode usar seu resultado como balizador no momento de definição do consumo, também servem como indicador para onde o mercado está se direcionando, apontando tendências.

A partir de conversa com Amanda Felipe Reitenbach, fundadora e CEO do Science of Beer Institute, escola focada na educação cervejeira e responsável pela organização do Concurso Brasileiro de Cervejas, uma das competições mais tradicionais e valorizadas do setor, o Guia da Cerveja apontou quatro benefícios da realização dos concursos. Confira:

1- Avaliação qualificada da cerveja que está sendo produzida
O concurso é a oportunidade ideal para o microcervejeiro receber uma avaliação qualificada sobre a qualidade da bebida que está produzindo. “Permite que a cervejaria tenha um feedback muito qualificado. Não é uma mera avaliação, mas uma avaliação feita por um time de jurados muito competente”, afirma Amanda.

2- Dicas de correções a serem feitas nas cervejas
Independentemente do resultado do concurso, com a conquista de uma medalha ou não, os apontamentos dos avaliadores podem ser valiosos na busca de rumos e para a correção de detalhes. “Ganhando ou não medalha, é importante para saber como está seu produto, como você pode direcioná-lo para o mercado, como corrigir, se tiver coisas a corrigir”, explica.

3- Mapeamento do mercado pelos profissionais do setor
Alguns concursos envolvem centenas de rótulos, o que permite aos jurados, em um espaço curto de tempo, ter contato com uma parcela considerável do setor de artesanais. Isso permite ao especialista “dimensionar algumas estatísticas de como o mercado está indo, como o mercado está se desenvolvendo, quais os estilos as cervejarias estão desenvolvendo, qual é a constância desses estilos”, enumera Amanda.

4– Indicação de tendências para o futuro
A lista de inscritos e o tipo de cervejas participantes podem escancarar mudanças no setor, especialmente se comparadas com as edições anteriores dos concursos, revelando tendências. “O concurso serve como um senso. É importante para observar as mudanças que o mercado vem apresentando”, comenta.


0 Comments

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password