fbpx
breaking news New

Juíza da Suprema Corte dos EUA é homenageada com cerveja

Belgian Brut IPA da Samuel Adams homenageia juíza da suprema corte dos EUA que se posiciona pela igualdade de gênero

O mercado mundial das cervejas artesanais tem como característica uma criatividade inquestionável quando se trata de dar nomes. Muitas vezes, eles surgem de arroubos de criatividade, sem qualquer história por trás. Mas, em outras, o nome vem depois de muita inspiração.

Nesse mês, a tradicional cervejaria norte-americana Samuel Adams traz uma grande colaboração para a lista de nomes inusitados. A When we are nine (quando formos nove, em português) é uma homenagem à juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg.

Trata-se da segunda mulher na história a chegar à mais alta corte da justiça norte-americana. Foi escolhida por Bill Clinton em 1993 e, até 2009, quando Elena Kagan foi nomeada, era a única mulher a ocupar uma das nove cadeiras.

A frase que vai dar nome à nova Belgian Bruit IPA, desenvolvida pela confraria feminina Pink Boots Society e produzida pela Samuel Adams, foi proferida por ela em 2012. Em uma declaração pública sobre quando estaria satisfeita com a representatividade das mulheres na corte, Ginisburg respondeu: “quando formos nove”.

Sua resposta, firme na defesa da igualdade de gêneros, tem ressonância em sua atuação na suprema corte, decisiva em diversos casos relativos à desigualdade de gênero, como a proibição de mulheres em determinadas instituições e diferenças de remuneração entre mulheres e homens.

A história da juíza, inclusive, foi relembrada pelo filme Suprema, que recentemente estreou nos cinemas brasileiros. Dirigida por Mimi Leder, a película tem Felicity Jones no papel de Ginisburg, atriz que ficou famosa pela atuação em A Teoria de Tudo.

Publicidade

A nova cerveja foi brassada pela Pink Boots no Dia Internacional da Mulher. Ela é parte de uma ação da entidade para arrecadar de fundos com o objetivo de apoiar a participação feminina na indústria cervejeira norte-americana.

“Nós compartilhamos de suas paixões e esperamos que essa colaboração continue a celebrar a mulher no mundo da cerveja”, afirmou Megan Parisi, cervejeira da Samuel Adams.

Cerveja política
No entanto, a juíza da suprema corte não é a única personalidade política norte-americana a ser homenageada com uma cerveja. Em 2017, um grupo de cervejeiras de Denver, Colorado, criou uma cerveja para protestar contra a diplomação de Donald Trump como presidente dos EUA. Ele e sua política para o clima foram também alvo da Brewdog.

Já no Brasil, no ano passado, a cervejaria carioca Rock’n’Bräu lançou uma cerveja em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na mesma época, uma marca gaúcha criou a Mito, em referência a Jair Bolsonaro. No entanto, a cerveja foi confundida nas redes sociais com outra marca, que reagiu de maneira surpreendente.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password