Com craques do masculino em baixa, Marta é a "Nº1" da Brahma
Últimos destaques Novo

Com craques do masculino em baixa, Marta é a “Nº1” da Brahma

Marta Brahma
Depois de provocar debate sobre quem seria melhor futebolista do país, campanha da Brahma faz Marta ler carta a si mesma quando tinha 14 anos

Ao mesmo tempo em que a seleção brasileira masculina de futebol tem Neymar, seu principal craque, cortado de campanhas publicitárias por conta de acusação de estupro, o time feminino ganha holofotes por sua participação na Copa do Mundo da França. Sua maior estrela, Marta, inclusive, virou protagonista de campanha publicitária de uma das maiores marcas de cerveja do país.

Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, feito nunca alcançado por qualquer homem, Marta assume o posto de garota propaganda da Brahma, que tem grande história de ligação com o esporte. O contrato da parceria tem duração de um ano.

Durante uma semana, a campanha que coroa o protagonismo de Marta provocou os usuários de redes sociais questionando “quem é o nome Nº1 do futebol?”, em alusão ao slogan da marca. A maioria das respostas foi de nomes de atletas masculinos, e a campanha, então, tratou de “corrigir”, apontando Marta como a maior de todos os tempos.

Inspirada em carta escrita pela jogadora para a Marta do passado, o filme mostra-a relembrando da época que ainda morava em Dois Riachos (AL), quando já sonhava em ser profissional. No texto, a Marta consagrada incentiva a Marta de 14 anos a entrar no ônibus para apostar em sua carreira e a lutar contra os olhares preconceituosos endereçados a ela, menina que gostava de futebol.

A estreia da peça assinada pela agência Africa aconteceu nesta quinta-feira. A campanha ainda prevê uma série de pílulas com depoimentos das pessoas mais próximas a Marta.


“Fico muito feliz com essa parceria. A cada dia, as mulheres têm conquistado novos espaços no esporte, seja dentro de campo ou fora dele. A Brahma sempre esteve ao lado do futebol brasileiro e é muito bom ver que a marca também está investindo no futebol feminino”, afirma a camisa 10 da seleção.

“Brahma celebra os momentos inesquecíveis das pessoas valorizando as histórias que realmente importam. Em um momento importante para o futebol feminino do Brasil, resolvemos celebrar a vida e toda a trajetória da atleta Número 1 da modalidade: a Marta. Ela tem uma história incrível como atleta e como mulher que merece ser contada e reconhecida, e foi isso que quisemos retratar”, acrescenta Helena Isaac, gerente de marketing de Brahma.

Visibilidade
O futebol feminino nunca teve tanta visibilidade como no momento atual. Ambiente tradicionalmente atribuído ao universo masculino, o esporte está, aos poucos, passando a integrar as mulheres: na Copa do Mundo da Russia de futebol masculino, no ano passado, emissoras de TV lançaram mão de mais mulheres em suas transmissões.

Assim, a inclusão da mulher no esporte mais popular do mundo e o desenvolvimento da modalidade no Brasil atraem investimentos de marcas e suscitam hoje muita discussão.

Recentemente a Antarctica, patrocinadora da seleção feminina por meio de seu Guaraná, questionou a ausência das atletas na publicidade. Em uma iniciativa da Globosat, junto da Vox Pesquisas, instituto dedicado a estudos de comportamento, o espaço da mulher no futebol foi discutido com especialistas e público.

Pela primeira vez, também, a Globo vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Outras duas emissoras, a aberta Band e o pago SporTV, também transmitirão a competição. Apesar de muito significativos, os avanços ainda são tímidos e os jogos do Brasil na Copa serão, todos, narrados por homens.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password