Presidente da Brewers Association fala sobre tendências e exportação
Últimos destaques Novo

Presidente da Brewers Association fala sobre tendências e exportação

Bob pease presidente da Brewers Association
Bob Pease, presidente da BA, falou no festival da cerveja sobre importância dos brewpubs e do consumo "local" (foto: Ulisses Malacrida)

Uma das atrações mais esperadas do Festival Brasileiro da Cerveja, que será realizado até sábado, em Blumenau, são as palestras com grandes nomes da cena cervejeira nacional e internacional. Nesse ano, para a primeira da série de 13 conversas, o convidado foi Bob Pease, presidente da Brewers Association, consagrada associação norte-americana de cervejarias independentes.

Em sua apresentação, Pease tratou de diversos assuntos, desde as exportações de cervejas artesanais a tendências de mercado. O parceiro do Guia, Ulisses Malacrida, autor do canal do Youtube e do Instagram Malte Papo, estava lá e resume os principais pontos discutidos na palestra.

Papel da Brewers Association e a cerveja artesanal nos EUA: “A Brewers Association é uma entidade que desenvolve caminhos para o crescimento do cenário cervejeiro artesanal nos Estados Unidos. Faz isso através da promoção de eventos, como o Great American Beer Festival, buscando criar a consciência do consumo local, e também a proteção legal para este tipo de negócio (pequeno e independente). Atualmente, a BA conta com mais de 50 mil membros no mundo todo, entre cervejarias, cervejeiros caseiros e distribuidores.”

Programa de desenvolvimento de exportação e o Brasil: “Os Estados Unidos tornaram-se um importante destino para quem faz turismo cervejeiro. A partir deste dado, iniciou-se a visão de exportar o produto artesanal para fora do país. O Canadá é o grande consumidor deste produto, por conta da proximidade, mas outros países, como a Suécia (cujo consumo ainda é da grande indústria), iniciam uma mudança na sua cena cervejeira com a chegada de um novo tipo de produto. China, Japão e Nova Zelândia integram este quadro de crescimento. O desafio das exportações para o Brasil ainda é a logística, dado o tamanho continental do país. Para se ter um aumento de exportação para o Brasil, é preciso superar dificuldades como impostos e a necessidade da cadeia refrigerada para produto americanos, já que não são pasteurizados.”

Selo de Cervejaria Independente:Seek the Seal, (em português “procure pelo selo”) é o lema da campanha que a Brewers Association adotou para estimular o público americano a consumir o produto local. O discurso é o do valor: quando se consome produtos da pequena indústria, esse valor fica na comunidade. Enquanto isso, quando se consome de uma grande, o valor se perde. É importante também que as cervejarias tenham um tap-room e um espaço de convivência para receber a comunidade local, trazendo o público mais para perto.”

Panorama das cervejarias nos EUA: O presidente da BA apresentou números que mostram a tendência de crescimento em número de cervejarias e volume de produção no país. Desde antes da lei seca (1920 a 1933), registrando um crescimento e estagnação logo após o final da vigência da lei. Essa estagnação ocorreu por conta da massificação da indústria, que passou a ter a maior parte do seu volume nas marcas Lager de massa. Após a década de 1980, o número de cervejarias e o volume produzido começam a mostrar crescimento. Atualmente os EUA possuem mais de 8 mil cervejarias registradas em funcionamento, e mais 2 mil pedidos de novas abertura estão registrados. Assim, o país pode chegar a 2020 com 10 mil cervejarias artesanais independentes. Em volume, espera-se que as artesanais americanas alcancem 3 milhões de litros em 2019.

Tendências de venda: A estimativa do presidente da BA é de que as cervejarias independentes aumentem suas vendas direto ao público, alcançando 10% do seu total. Segundo Pease, a perspectiva é de que outras cervejarias não independentes tenham menos de 1% de suas vendas nesse canal. Bares e restaurantes devem ser responsáveis por 30% das vendas e 60% em pontos de vendas do varejo tradicional.


0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password