3 pontos essenciais no planejamento da Black Friday 2019 | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

3 pontos essenciais no planejamento da Black Friday 2019

planejamento
Margem, narrativa atraente e canal de divulgação devem ser os focos do varejista cervejeiro para 2019

Passado o Tsunami da Black Friday, varejistas de todos os setores têm agora o Natal para se concentrar, mas já começam a traçar estratégias para 2019. E, para aproveitar a próxima data com mais lucratividade, o comércio de cervejas precisa de um plano bem traçado. Presidente da Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra  alguns pontos importantes a serem trabalhados no planejamento da Black Friday 2019. Confira, a seguir, as dicas e comece a pensar nos próximos passos.

1- De olho na margem
A data é praticamente uma guerra de preços. Todos os varejistas oferecem o melhor que podem, mas jogá-los lá embaixo pode significar margens perigosas. Negociar bem com a indústria é a melhor estratégia para fugir do problema. Mas, segundo Eduardo Terra, para a Black Friday 2018, a indústria alimentícia como um todo freou sua participação na formação das ofertas. Isso trouxe para o varejista o desafio de ser competitivo sem o apoio financeiro da indústria. “Precisa entrar na Black Friday com uma antecedência no planejamento e trazer os seus parceiros e fornecedores juntos. Na categoria de cerveja, é difícil ter uma intensidade promocional sem a indústria”.

Eduardo Terra, presidente da SBVC

2- Black Friday do CRM
Na edição desse ano vimos se consolidar uma tendência que pode não ter volta: o trabalho de divulgação dos varejistas deixou de utilizar mídias tradicionais e passou a dar mais atenção ao relacionamento com os clientes. Com frequência, eles recorreram a táticas online de geração de leads, buscando possíveis clientes para receber ofertas na hora certa. “Estamos vendo menos um bombardeio de mídia, rádio, TV e algo mais ligado ao digital, à internet, aos disparos de SMS. São ações mais de relacionamento”, avalia Terra.

3- Narrativa atraente
Nas primeiras edições da Black Friday, o apelo de mídia com uma estética promocional bastante agressiva (muito preto, números grandes) era a mais usada. Segundo Terra, esse padrão estético ainda funciona, mas é preciso ir além de dizer que seu comércio está fazendo promoção. A criatividade será essencial para a Black Friday 2019.

“A narrativa promocional precisa ser forte, mas o canal para que essa narrativa chegue às pessoas é o grande ponto”, afirma. Ele avalia que a estratégia deve unir narrativas mais interessantes por parte das marcas e ações de CRM. “Se você for usar só mídia de massa, quando se fala especialmente de cerveja, isso fica muito caro e inviável. O grande segredo é usar a base de clientes para fazer chegar essa narrativa ao consumidor. Isso se torna mais inteligente, economicamente mais viável. Para mim, esse é o caminho,” completa.


0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password