fbpx
breaking news New

Pesquisa da Embrapa busca melhorar a qualidade da mandioca usada na Magnífica

Ambev é parceira na pesquisa para melhoria da produtividade da cultura da mandioca no Maranhão

Uma parceria entre a Embrapa Cocais e a Ambev está estudando a mandioca, ingrediente principal da cerveja Magnífica, produzida no Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de conseguir recomendação de duas ou três variedades com alta produtividade de raízes e de teor de amido em diferentes condições para melhorar a qualidade da bebida da multinacional cervejeira.

“Procura-se produtividade acima de 30 toneladas por hectare e teor de amido igual ou maior a 30%”, explica Guilherme Abreu, pesquisador da Embrapa Cocais.

Para tornar essa meta factível, foram iniciados os experimentos de projeto de pesquisa e transferência de tecnologia, de manejo, mecanização e cooperativismo e de desenvolvimento de cultivares de mandioca.

Leia também – Hard seltzer e cerveja sem álcool: A mudança das artesanais para indústrias de bebidas

Os pesquisadores da Embrapa no Maranhão plantaram, em novembro, dezembro e janeiro, nos municípios de Magalhães de Almeida, Itapecuru Mirim e Pedro do Rosário, clones do seu programa de melhoramento genético, de cultivares já existentes e recomendadas para outros estados, além de variedades já usadas por produtores do estado. São cerca de 300 genótipos em cada localidade.

O trabalho de transferência de tecnologia voltado para o manejo da cultura da mandioca está sendo realizado associando arroz, feijão e milho, de acordo com as recomendações do Consórcio Rotacionado de Inovação na Agricultura Familiar, da Embrapa.

Publicidade

Também será implementada a rede de multiplicação e transferência de maniva-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O projeto
Intitulado “Tecnologia para aumento da produtividade e qualidade (teor de amido) da mandioca no estado do Maranhão”, o projeto vai incluir o treinamento de agricultores, técnicos e multiplicadores em mecanização da cultura, manejo da cultura da mandioca, cooperativismo, associativismo e empreendedorismo comunitário e ainda produção de manivas sementes. Além da Ambev, são parceiros nesse projeto a Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Embrapa Amapá e a Fundação Eliseu Alves.

“A inclusão de inovações tecnológicas no processo produtivo implica na reorganização do trabalho familiar e no entendimento das motivações individuais para o trabalho coletivo na cooperativa”, afirma a pesquisadora da Embrapa Cocais, Guilhermina Cayres.

A cerveja
A Magnífica é uma das cervejas regionais lançadas pela Ambev em estados do Nordeste. É feita a partir da mandioca plantada e colhida na região de Tabuleiro de São Bernardo, no interior do Maranhão. O ingrediente típico da região está presente na cerveja que é produzida e distribuída exclusivamente no estado.

Embora o Maranhão tenha reconhecido potencial para a produção de mandioca, prepondera a baixa produtividade das lavouras, com a média de 8.706 kg por hectare, muito abaixo da média nacional de 14.356 kg por hectare, de acordo com dados de 2019 do IBGE.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password