fbpx
breaking news New

21 lançamentos de cervejarias artesanais em dezembro

dezembro
UX Brew lançou a Acid Rain Cherries & Berries, que resgata o espírito natalino e leva frutas vermelhas em sua composição

O último mês do ano chegou repleto de lançamentos das cervejarias artesanais do país. Muitos deles vieram em clima natalino, enquanto outros trouxeram ao mercado rótulos premiados. Dezembro também foi marcado pela chegada de muitas collabs.

Leia também – 12 cervejarias avaliam como foi o ano de 2020 para o setor

A Barão Bier, por exemplo, fez o pré-lançamento de sua Vaud – White IPA, que ficou com a medalha de bronze no Festival Brasileiro de Cerveja 2020. Já a Berggren acabou de desenvolver um rótulo especial para o verão, a Everbrew lançou a série Nelson in Love co, a Cervejaria Demonho trouxe dois novos rótulos do estilo Juicy IPA e a Bodebrown veio com duas novidades, uma delas natalina.

Ainda neste clima de fim de ano, a StartUpBrewing Co. apresentou a versão natalina da linha Acid Rain, da marca UX Brew. E a curitibana Maniacs teve a sua Russian Imperial Stout especial de Natal envelhecida em barril de cachaça.

E, por fim, a Latido Ale House resolveu apostar em uma trilogia de DDH American IPAs, enquanto o Festival Repense Cerveja, da carioca 2cabeças, foi marcado pelo lançamento de seis rótulos colaborativos.

Confira abaixo os lançamentos das cervejarias artesanais no mês de dezembro.

2cabeças
O criativo Festival Repense Cerveja, da carioca 2cabeças, foi marcado pelo lançamento de seis rótulos colaborativos com a Invicta, Brewteco, Urbana, Landel, Tábuas e BR Brew, além da participação internacional da alemã Ale Mania. Com a Invicta e a Urbana, a 2cabeças trouxe a Feijoada, uma Lager Rauchdoppelmärzen com feijão, arroz, pimenta e sal (ABV de 8% e 30 IBUs). Da parceria com a Landel nasceu a Bolinho com Café, uma Vienna Lager produzida com café e laranja (ABV de 5,5% e 25 IBUs). Com a Tábuas foi produzida a Pudim, uma American Wheatwine com caramelo e cumaru (ABV 8,5% e 35 IBUs). Já a Roiz Doce é uma Pastry Sour com canela feita com a BR Brew (ABV de 6,4% e 8 IBUs). Da parceria com a Brewteco foi produzida a Batida de Maracujá, uma NE APA com dry hopping de Azacca e Mosaic, além de adição de maracujá e baunilha (ABV de 5% e 35 IBUs). O Festival ainda apresentou a Apfelstrudel, rótulo feito com a Ale Mania, da Alemanha. A bebida é uma Dubbel com maçã, canela e passas (ABV de 6.6% e 15 IBU).

Barão Bier
A Barão Bier, de Nova Friburgo e integrante da Rota Cervejeira RJ, fez em dezembro o pré-lançamento de sua Vaud – White IPA, no Only Beer Deck, que funciona no Shopping Comary, no bairro Alto, em Teresópolis. A cerveja foi medalha de bronze no Festival Brasileiro de Cerveja 2020 e traz uma complexidade de aromas e sabores, como especiarias de coentro e pimenta, resultante do trabalho da levedura belga. O amargor é elevado e o final refrescante, moderadamente seco. A receita foi desenvolvida para o primeiro festival da Rota Cervejeira, em janeiro. “Pensamos em um estilo diferente e ainda pouco explorado no mercado brasileiro, a White IPA. Esse estilo é basicamente um casamento de dois estilos distintos de cerveja: a IPA norte-americana, com o seu elevado caráter de lúpulo, e a Wit belga à base de trigo, com a sua presença refrescante e picante. Ambos estilos têm sua similaridade no frutado, seja no caráter do lúpulo, como na American IPA, ou da adição da fruta como na Witbier. Escolhemos a Physalis, que é uma fruta bem aromática e saborosa e que, juntamente com a laranja, traz uma bela composição”, explicou Helen Angelo, que divide a sociedade da cervejaria com a irmã, Karolina Angelo.

Berggren
A Berggren acabou de desenvolver um lote especialmente para o Verão. É a sua Sour Tangerina, uma cerveja com espuma cremosa e frisante que tem baixo amargor e acidez moderada, que dá o equilíbrio ao estilo conhecido pelo sabor ácido e aroma frutado. A garrafa com 355 ml será vendida pelo preço sugerido de R$ 13.

Publicidade

Bodebrown
A paranaense Bodebrown trouxe duas novidades. Inspirada nas cervejas de Natal da Europa, mais especificamente de uma região da Bélgica chamada Wallonia, a cervejaria apresentou a sua Bodebrown Hanscroufe Du Nöel Millésime 2019 / Krampus. O nome e o rótulo fazem referência ao Krampus, uma criatura mitológica que tem a missão de acompanhar São Nicolau durante a época do Natal. Com aroma de pães com nozes e castanhas, o rótulo é bem maltado, com um amargor mais pronunciado e elementos que remetem a frutas secas e desidratadas como ameixas. Tem, ainda, 9% de teor alcoólico. E, no Growler Day da marca, também houve o lançamento da Bodebrown Burton Wild Millésime 2018. A nova versão do rótulo de 2018 partiu do envelhecimento da receita original por 25 meses. É uma clássica Burton Pale Ale, com baixo amargor, suave acidez e leve frutado tipicamente inglês. O teor alcoólico é de 5,2%. Para mais informações, acesse: www.loja.bodebrown.com.br.

Demonho
A Cervejaria Demonho está com dois novos rótulos: Gárgulas da Escuridão e O Mal Vem a Cavalo. Ambos são do estilo Juicy IPA, porém com lúpulos e leveduras diferentes. A Gárgulas da Escuridão tem aroma e sabor de frutas tropicais que remetem a pêssego em calda, toranja, manga e maracujá silvestre, além de 7% de teor alcoólico e 50 IBUs, segundo descreve a marca. Já o Mal Vem a Cavalo traz aromas de frutas amarelas maduras, com amargor médio-baixo e alta drinkability. São 6,7% de teor alcoólico e 47 IBUs. Os rótulos já estão disponíveis nos pontos de vendas especializados.

Everbrew
A Everbrew, de Santos, criou uma nova série de cervejas com lúpulos da Nova Zelândia, Estados Unidos e Austrália. A Nelson in Love, uma NEIPA que foi a primeira da série, leva em sua receita apenas o lúpulo Nelson Sauvin – tem notas de uva verde e o perfil de vinho branco domina esta versão. A Nelson in Love Motueka, outro rótulo, traz dois lúpulos neozelandeses (Nelson Sauvin e Motueka), proporcionando uma junção do perfil de uva com características de lima e limão. Já a Nelson in Love Citra, Mosaic e Galaxy utiliza o Mosaic, dos Estados Unidos, e o Galaxy, da Austrália, que trazem aroma e sabor de frutas amarelas e complementam as notas de uvas verdes. E a última desta série é a Nelson in Love Southern Cross, com adição de outro lúpulo neozelandês de safra 2020. Traz. assim, um blend com o Nelson Sauvin, proporcionando características resinosas junto ao perfil de uvas.

Latido Ale House
A cigana carioca Latido Ale House lançou a experiência sensorial Verdell, uma trilogia de DDH American IPAs formada por Verdell Topaz, Verdell Azacca e Verdell Ekuanot. O projeto foi criado para as pessoas despertarem seus sentidos e descobrirem o sensorial de cada lúpulo. São três cervejas com os mesmos parâmetros, grist de maltes, levedura, lupulagens de amargor, flame out e whirpool, mas com diferença no double dry hopping. Topaz é um lúpulo australiano tropical, frutado, terroso e com notas de lichia. Azacca é um lúpulo norte-americano complexo que destaca manga, laranja, abacaxi e pinho. E Ekuanot é um lúpulo norte-intenso, cítrico, frutado e com notas de melão, papaia e pimenta verde.

Maniacs
A curitibana Maniacs apresentou uma edição especial de Natal envelhecida em barril de cachaça. Trata-se da Amburana Xmas Special, uma Russian Imperial Stout que, além dessa maturação em barris, também é posteriormente refermentada dentro da garrafa com levedura de champagne. É uma cerveja escura, opaca, com aromas e sabores torrados que remetem, principalmente, a cacau e café, com leve caramelo e notas secundárias do envelhecimento em amburana, que lembram coco, canela e baunilha. O amargor é médio e o corpo médio-alto, com 11,1% de teor alcoólico.

Ux Brew
Também no clima do Natal, a StartUp Brewing, empresa de tecnologia de bebidas e aceleradora para marcas artesanais, fechou o ano com o lançamento da versão natalina da linha Acid Rain, da marca UX Brew. A novidade é uma Fruited Sour com Cherries & Berries, fazendo referência às champanhes francesas. O rótulo Acid Rain Cherries & Berries tem 5,3% de teor alcoólico e leva frutas vermelhas em sua composição, como framboesa, amora e cereja, apresentando uma opção de cerveja leve e carbonatada. A garrafa de 750 ml foi feita pela design Gisa Bill Franken.

1 Comment

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password