fbpx
breaking news New

Setor tem aumento da busca por abertura de brewpubs e criação de receitas

abertura brewpubs
Sócio da Beer Business avalia que setor tem entendido que operar brewpub traz vantagens financeiras

Ainda que a pandemia do coronavírus continue assustando a sociedade, com o aumento exponencial de casos da variante Ômicron, o setor cervejeiro tem encontrado caminhos e soluções, com a esperança de um 2022 melhor. E o que se percebe é uma demanda crescente de serviços para brewpubs, o que indica interesse na abertura desse tipo de estabelecimento, e de criação de novas receitas.

Essa procura foi percebida por Filipe Bortolini, sócio da Beer Business, empresa especializada em cursos e consultorias para negócios cervejeiros. “Acreditamos que a demanda por serviços voltados à área de negócios deve crescer em 2022, uma vez que o mercado continuará crescendo e a concorrência aumentando. Estamos vendo uma procura cada vez maior pelas consultorias de planejamento e operação de brewpubs e pelo desenvolvimento de novas receitas”, afirma, apontando que a abertura de brewpubs deve ser uma tendência neste ano.

Leia também – Ação social, lançamento e reedição: O agitado começo de ano das marcas da Rota RJ

Para Bortolini, as empresas que atuam no segmento têm entendido que esses estabelecimentos são uma alternativa de negócio mais rentável e sustentável do que as microcervejarias, uma vez que é possível obter uma margem maior de lucro na comercialização das bebidas para o público.

“Isso se dá tanto pela não incidência da substituição tributária do ICMS nas vendas para pessoa física quanto pela oportunidade de comercialização do produto diretamente ao consumidor final, sem intermediários”, explica. “Como o cliente paga na saída dos brewpubs, não há inadimplência e o dinheiro gira muito mais rápido que em uma microcervejaria”, acrescenta, indicando que pode haver maior segurança na operação financeira para quem opta pela abertura de um brewpub.

O sócio da Beer Business também relata que sua empresa vem sendo procurada com frequência para auxiliar em serviços de desenvolvimento de novas receitas. Nesse caso, a avaliação é de que a procura está relacionada ao aumento do número de cervejarias no Brasil, assim como de lançamentos de rótulos. Ele destaca ser preciso ter atenção nas criações, sob o risco de novidades passarem despercebidas pelo público.

Publicidade

“Em número de lançamentos de cerveja por ano, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos. Com cerca de 8.500 novos rótulos de cerveja sendo lançados em um mesmo ano, é preciso trabalhar muito bem as receitas para ter um produto diferenciado sem perder a competitividade em um mercado ainda pequeno e no qual o consumidor está se tornando cada vez mais conhecedor e exigente em relação à qualidade do que consome”, diz.

Esse cenário de muitas novidades impõe outros desafios, como alerta Bertolini, citando o cuidado com a definição dos preços. “Com a concorrência, muitas cervejarias estão sentindo bastante dificuldade na comercialização e na precificação de seus produtos, de modo que a busca por soluções para esses aspectos deve ter um crescimento em 2022”, argumenta.

O sócio da Beer Business acredita, inclusive, que o segmento deverá ter uma expansão de negócios assim que a situação econômica do Brasil melhorar. Essa percepção se dá pela constante procura da sua companhia por profissionais interessados em empreender no setor cervejeiro.

“Continuamos tendo uma boa demanda em relação aos cursos e consultorias, especialmente do público que está pensando em abrir um novo negócio quando o mercado estiver mais estável e, por isso, quer aproveitar esse período para fazer seu planejamento e estar pronto para entrar rapidamente no mercado”, relata.

A Beer Business em 2022
Em 2021, com a continuidade da pandemia do coronavírus, a Beer Business também deu sequência a adaptações na sua atividade, com a reestruturação da infraestrutura de comunicação e um reforço na gestão dos projetos. Para 2022, a empresa pretende lançar um novo site, ampliando a sua atuação online, além de criar consultorias que atendam às novas demandas do segmento.

“As novas consultorias, que iremos lançar junto com nosso novo site até o final do ano, tratam de gestão comercial, gestão financeira, precificação, gestão de marca, abertura de negócios cervejeiros, tributação cervejeira e gestão da produção. Todos esses serviços foram elaborados com base nas necessidades identificadas junto aos nossos clientes e em pesquisas realizadas pelo Sebrae. Teremos, também, mais um curso disponível no nosso EAD, que será o Tributação para o Mercado Cervejeiro”, adianta Bortolini.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password