fbpx
breaking news New

Belo Horizonte é a capital nacional dos bares, confirma levantamento

Com população de 2.315.560 habitantes, cidade conta com 4.136 bares

Belo Horizonte é a capital nacional dos bares. Esse título, celebrado informalmente por seus moradores há anos, foi confirmado recentemente pelo cruzamento de dados do Censo de 2022, divulgado pelo IBGE, com o número de estabelecimentos ativos na Receita Federal. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Belo Horizonte possui incríveis 178 bares para cada 100 mil habitantes.

Com uma população de 2.315.560 habitantes, de acordo com a última edição do Censo, a cidade conta com um total de 4.136 bares. Essa cifra inclui estabelecimentos registrados nos códigos de bares com entretenimento e bares sem entretenimento na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal.

Leia também – Metade dos bares do Rio tem dívidas, mas 1 de cada 3 contratará

“Não é surpresa, há muito sabemos informalmente que Belo Horizonte é a capital dos bares e botequins. Qualquer pessoa que já tenha visitado a cidade por alguns dias pode atestar isso. Mas agora não há espaço nem mesmo para contestação”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

No entanto, apesar de ser a capital com maior densidade de bares por habitante, Belo Horizonte não é a cidade com o maior número absoluto desses estabelecimentos no Brasil. Esse título fica com São Paulo, que possui 9.043 bares, que está à frente do Rio de Janeiro, com 6.175.

Contudo, ambas as cidades estão bem atrás de Belo Horizonte quando se trata da proporção de bares por habitante. A capital fluminense ocupa a oitava posição com 99 bares para cada 100 mil pessoas, enquanto São Paulo fica em 14º lugar, com 78 bares para cada 100 mil habitantes.

Para Solmucci, porém, Belo Horizonte pode ter ainda mais bares do que o número oficial, pois muitos deles estariam registrados no CNAE destinado a restaurantes. “Como o estudo leva em conta a atividade principal, creio que o número de estabelecimentos é ainda maior. Porque muitos que têm CNAE de restaurante na cidade servem refeições no almoço e, à noite, funcionam como bar da happy hour em diante”, afirma.

Outro dado interessante revelado pelo levantamento é que Belo Horizonte lidera a lista de estabelecimentos por área, com 12,5 bares por km². São Paulo ocupa a segunda posição, com 5,9 bares por km², e o Rio de Janeiro a terceira, com 5,1 bares por km².

Quanto a outras capitais brasileiras, Florianópolis é a que mais se aproxima de Belo Horizonte em termos de bares por habitante, com 150 bares para cada 100 mil habitantes, destacando-se como líder na região Sul do Brasil. E Vitória é a terceira colocada no ranking nacional, com 149 bares por 100 mil pessoas.

Nas demais regiões do Brasil, as capitais com maior densidade de bares são Palmas (130 bares por 100 mil habitantes), no Norte, Salvador (104 bares por 100 mil habitantes), no Nordeste, e Goiânia (101 bares por 100 mil habitantes), no Centro-Oeste.

Confira a tabela da Abrasel com as principais capitais em termos de densidade de bares:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password