fbpx
breaking news New

Por expansão, BrewDog faz parceria com a Budweiser na China

Fábrica da AB InBev em Putian irá produzir cervejas como Punk IPA, Hazy Jane e Elvis Juice

A BrewDog se aliou a uma das maiores marcas de cerveja do mundo em busca de mais espaço no mercado da China. A cultuada marca artesanal escocesa anunciou uma joint venture com a Budweiser Brewing Company APAC Limited, a divisão para a Ásia e Pacífico da AB InBev, para comercialização e produção das suas cervejas no país. A expectativa é de que a parceria esteja operando até o final de março.

A AB InBev inaugurou recentemente uma fábrica na China, destinada à produção de cervejas especiais. O espaço foi aberto em julho de 2022 em Putian e tem 7.400 m². Por lá, hoje são fabricados rótulos de marcas como Goose Island, Boxing Cat e 059 Coastline Craft. E a unidade industrial, de acordo com a Budweiser APAC, existe para atender à crescente demanda por cerveja premium na China.

Leia também – Carlsberg prevê 2023 desafiador por inflação e ainda busca saída da Rússia

Será lá, também, onde vão ser fabricadas algumas das cervejas da BrewDog, como Punk IPA, Hazy Jane e Elvis Juice. Além disso, a marca terá acesso à rede de vendas e distribuição da Budweiser. E com esse impulso, também tem planos de abrir até dez bares na China nos próximos cinco anos.

Apesar do acordo com a AB InBev, a BrewDog está presente na China desde 2015, tendo inaugurado um bar em Xangai em 2020. Porém, reconhece que tem pouco impacto por lá, ao menos até agora. O país, afinal, responde por menos de 1% das vendas globais da marca. “Dizer que mal arranhamos a superfície desse mercado dinâmico e em rápido crescimento seria um eufemismo enorme”, afirma a cervejaria escocesa em um comunicado.

A BrewDog também defende ser necessário contar com um parceiro estruturado para conquistar espaço no mercado chinês. “A China é um daqueles mercados onde você realmente precisa trabalhar com um parceiro estabelecido que tenha uma infraestrutura de vendas, distribuição instalada e conhecimento do mercado local. É por isso que estamos muito satisfeitos por ter assinado um acordo de parceria com a Bud China para nos permitir acelerar nossos negócios na China”, diz.

No comunicado em que anunciou o acordo, a BrewDog lembrou que possui parcerias semelhantes com outras cervejarias fora do Reino Unido, citando Molson Coors, Asahi, Heineken, Estrella Galicia, Warsteiner e Swinkels. O acordo com a Asahi, inclusive, envolve outro mercado relevante na Ásia, o Japão, tendo sido firmado em 2021.

“Essas parcerias nos permitem colocar nossa cerveja nas mãos de mais pessoas e, em alguns casos, fabricar nossa cerveja muito mais perto do consumidor final, o que é ótimo para a qualidade da cerveja e, de maneira importante, causa menor impacto para o nosso planeta”, comenta a BrewDog.

A China é responsável pelo consumo de, aproximadamente, um quinto das cervejas do mundo. Além disso, o país tem aumentado exponencialmente o consumo das artesanais, tendo atingido os 6,5 milhões de hectolitros em 2020.

O acordo com a marca artesanal escocesa foi celebrado por Nicolas Morelli, vice-presidente de cervejas artesanais e especiais da Budweiser China. “Estamos entusiasmados em adicionar a BrewDog ao nosso portfólio de cervejas artesanais para enriquecer a experiência dos amantes da cerveja chinesa com mais opções de cervejas artesanais”, diz.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password