fbpx
breaking news New

Cultivo do lúpulo na região serrana do Rio fortalece economia e cadeia da cerveja

Estimativa é de ter nos próximos anos uma colheita de aproximadamente 15 toneladas de lúpulo na região serrana

O cultivo do lúpulo na região serrana do Rio de Janeiro vem crescendo significativamente nos últimos anos. Essa cultura tornou-se importante para as cervejarias, principalmente para as que estão localizadas na proximidade das áreas cultivadas, e a economia local. Ajuda, ainda, a estimular a cultura cervejeira na região, apoiada pela possibilidade de obtenção desse importante ingrediente na própria localidade onde a bebida é produzida.

As estimativas são, inclusive, de que 50% das cervejarias artesanais do Estado estejam localizadas na região serrana. “Existe um fomento na economia da região e a cadeia da cerveja também está se fortalecendo”, afirma a coordenadora da Rota Cervejeira RJ, Ana Claudia Pampillón. “As cervejarias da região poderão contar com lúpulos mais frescos e mais baratos por causa da tributação e logística regional.”

Leia também – Produção de cevada deve se recuperar após queda em 2020, diz especialista

Essa proximidade entre a produção do lúpulo e as cervejarias também ajuda a explicar por que o Rio de Janeiro ocupa o topo do ranking entre os estados no total de mudas registradas no país. E a previsão é de alcançar números ainda mais relevantes na produção de lúpulo. “A estimativa é de ter nos próximos anos uma colheita de mais ou menos 15 toneladas de lúpulo na região serrana”, revela Pampillón.

Publicidade

O fortalecimento da cultura do lúpulo na região é reforçado pela presença do Viveiro Ninkasi, o primeiro do Brasil autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com certificação e licença para reprodução e venda de mais de 30 cultivares.

O Ninkasi, que fornece mudas ao Grupo Petrópolis, é apontado como sendo o maior produtor de lúpulo legalizado no país. E a estimativa é de que a sua segunda colheita, iniciada em janeiro, tenha dobrado a produção no comparativo com 2020, saltando para 4 toneladas. Além disso, o Ninkasi foi pioneiro ao trazer para o Brasil as primeiras mudas com origem dos Estados Unidos.

Saiba mais sobre a Rota Cervejeira RJ em nosso Guia do Mercado

Com a forte presença da cultura na região, não é à toa que a cidade de Teresópolis possui o título de Capital Nacional do Lúpulo, um status que auxiliou os produtores e deu impulso à produção e expansão da atividade, importante para a economia local e as cervejarias da região serrana do Rio de Janeiro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password