fbpx
breaking news New

Plantações de lúpulo vão reforçar turismo cervejeiro na região serrana do Rio

Vocação turística da região da Serra Fluminense deve ser reforçada em 2023 por interessados no lúpulo

O turismo foi uma das atividades que mais sofreu nos primeiros anos de pandemia da Covid-19, mas tem atuado para compensar os prejuízos de um dos capítulos mais difíceis da atividade. Em sua trajetória de retomada, o turismo cervejeiro na região serrana do Rio de Janeiro também vem ganhando impulso e deverá se aquecer em 2023, de acordo com as expectativas da Rota Cervejeira RJ, com a possibilidade de acesso dos visitantes às plantações de lúpulo.  

“Para 2023, as perspectivas são as melhores possíveis, uma vez que o turismo é uma das principais ferramentas de fomento econômico de nossa região”, frisa Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota RJ.

Leia também – Como será 2023 para a indústria da cerveja? 9 empresas opinam

Esse otimismo existe porque, além das tradicionais visitas às cervejarias, eventos e festivais, o turismo cervejeiro na região serrana deverá ser incrementado pela possibilidade de os visitantes conhecerem plantações de lúpulo, ainda mais que a região se tornou um dos polos produtivos desse insumo no Brasil. “Algumas plantações de lúpulo vão começar a colheita da safra neste ano e vão entrar na rota do turismo cervejeiro”, conta.

A coordenadora da Rota RJ destaca que o turismo cervejeiro precisa de mais apoio do poder público, entrando na pauta de divulgação de atrações do estado, o que faria mais pessoas se atentarem para a possibilidade de visitas à região serrana com esse intuito.  “Que possamos entrar, de fato, na divulgação institucional do governo do estado”, pede.

Publicidade

De qualquer forma, há otimismo com o turismo cervejeiro para 2023 por outros fatores, como a volta do público aos eventos, cenário que pode ser aproveitado pelas marcas da Rota RJ, que já vivenciaram essa maior movimentação do público no final de 2022.

“Eu participei do Mondial de la Bière Rio em dezembro e vi o encantamento e aquela sede das pessoas voltarem a estar presentes nesses grandes eventos. Então, acreditamos que o turismo cervejeiro irá funcionar da mesma maneira”, diz Ana.

Além disso, o turismo no Brasil vem se aquecendo novamente. O Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE, mostrou que a movimentação financeira registrada em novembro alcançou 97,5% do patamar pré-pandemia de Covid-19 (fevereiro de 2020), demonstrando a recuperação progressiva do setor.

Já no acumulado de janeiro a novembro de 2022, o setor de turismo nacional teve expansão de 32,0% frente a igual período do ano anterior. No quesito regional, o acumulado do ano mostra taxas positivas em vários estados, com destaque para São Paulo (39,1%), Minas Gerais (51,9%),  Rio Grande do Sul (40,1%), Bahia (26,0%) e Rio de Janeiro (16,3%).

No Rio, aliás, nos últimos anos, a Rota RJ tem se mobilizado para tornar o turismo cervejeiro uma das referências do estado. Em 2022, além da participação em tradicionais encontros do setor cervejeiro, como o Mondial, a Rota também organizou seus próprios eventos, como o Festival Cerveja das Montanhas, e buscou fortalecer a vocação turística cervejeira reforçando a presença em encontros de turismo.

“2022 foi um ano onde vimos o turismo começar a respirar novamente e várias ações turísticas das cervejarias começaram e se formar mediante a possibilidade de retomada de fato. O setor em geral teve um impulso forte do poder público e com isso vemos felizes a possibilidade de crescimento nos destinos onde estão as cervejarias da Rota Cervejeira”, finaliza a coordenadora da Rota RJ.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password