fbpx
breaking news New

Alagoinhas se firma como polo cervejeiro e faz festival para promover cultura

Bahia Beer terá cervejarias, concursos, shows musicais, gastronomia, palestras e rodadas de negócios

Um dos principais polos cervejeiros do Brasil estará em festa neste fim de semana. Localizada a 108 quilômetros de Salvador e com 151 mil habitantes, a cidade de Alagoinhas, que recebeu recentemente o status de “Capital Estadual da Cerveja”, promove, entre sexta-feira e domingo, o Bahia Beer, um festival cervejeiro realizado não apenas para entreter as pessoas, mas para consagrar a cidade e destacar a importância do turismo e da cultura em torno da bebida.

O título de “Capital Estadual da Cerveja” foi concedido devido à importância da bebida na rotina da cidade, que abriga fábricas de duas das principais cervejarias do Brasil: o Grupo Heineken e o Grupo Petrópolis.

Leia também – Ambev investe R$ 205 mi em fábricas do Nordeste para expandir produção

Além disso, há planos para a instalação de uma unidade da Cervejaria Cidade Imperial. E estima-se que existam 30 cervejarias artesanais na região, consolidando o setor de bebidas como um componente significativo na economia local, contribuindo com 28,1% do PIB e gerando aproximadamente 3 mil empregos entre fabricação e distribuição, de acordo com estimativas dos gestores locais.

“Alagoinhas transformou-se naturalmente na capital baiana da indústria da cerveja, uma vez que a qualidade da nossa água é uma riqueza inigualável, sendo fundamental para o surgimento de um polo industrial cervejeiro de grande porte”, celebra a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), alagoinhense e autora do projeto de lei que conferiu o título à cidade.

“Temos a melhor água do Brasil e a segunda melhor do mundo para bebidas, por isso, nada mais importante do que projetar a nossa cidade para o Brasil e o mundo com o que temos de mais valioso e ainda gerando emprego e renda para nosso município e região”, completa a deputada.

Mas se a água desempenha papel crucial na atração de cervejarias, há a visão de que incentivos à indústria, a realização de eventos e o estímulo ao turismo também são essenciais para fortalecer a identidade de Alagoinhas como cidade cervejeira.

“Através do Bahia Beer já podemos sentir os efeitos positivos no setor hoteleiro, que já está super movimentado, bem como no setor de artesanato, onde os artesãos e varejistas já produzem inúmeras peças com a temática do evento”, destaca Bruno Fagundes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoinhas.

Assim, ao se abrir para os visitantes do seu festival cervejeiro, Alagoinhas espera, também, chamar a atenção para toda a cadeia envolvida no setor. “A expectativa é colocar a cidade nos holofotes como destino para consumidores cervejeiros, liderando um movimento de expansão, aprendizado e potencialização de negócios entre produtores, agricultores e distribuidores”, comenta Ludmilla.

Publicidade

A atuação como um polo cervejeiro já se dá a partir do foco no estímulo ao desenvolvimento da indústria de bebidas e de insumos, com iniciativas que envolvem incentivos fiscais, auxílio na aquisição de áreas industriais e formação de mão de obra qualificada, possível em função da existência de  cursos de graduação, pós-graduação e técnicos nas áreas de interesse dessas indústrias.

“Nos esforçamos muito para garantir as melhores condições e o melhor ambiente de negócios possível para as empresas do setor. Prova disso é o fato do município ter leis próprias com incentivos fiscais para as empresas desse ramo, auxiliar na aquisição de áreas para construção de indústrias e ofertar mão de obra abundante e qualificada para o setor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoinhas.

E ele garante que há atenção com o estímulo aos pequenos empreendedores, o que inclui uma preocupação especial com a qualificação da atividade.

Promovemos redução significativa das taxas municipais para os pequenos produtores artesanais que desejem se formalizar e vamos trabalhar forte na qualificação desses produtores através de parcerias firmadas com instituições como Senac e Sebrae, para garantir a qualidade dos nossos produtos e lucro para os nossos produtores

Bruno Fagundes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoinhas

A primeira edição do Bahia Beer se soma, assim, a essas iniciativas, sendo um passo inicial para uma agenda de encontros cervejeiros em Alagoinhas, como ressalta o secretário. “Almejamos cada vez mais fortalecer a divulgação das nossas potencialidades com um calendário de eventos anuais em torno do fomento à cultura cervejeira, sejam eventos técnicos ou de entretenimento”, pontua.

Programação e destaques do festival cervejeiro em Alagoinhas

O festival, inspirado na tradicional Oktoberfest, ocorrerá no Parque de Exposições Miguel Fontes. A programação do Bahia Beer inclui a participação de diversas cervejarias, concursos, shows musicais, gastronomia, palestras e rodadas de negócios.

O Concurso do “Melhor Tira-Gosto” para a cerveja reunirá bares e botecos da cidade, apresentando um “tira-gosto inovador” harmonizado com cerveja. Os jurados avaliarão originalidade, sabor e harmonização, enquanto o público também poderá votar em seu favorito.

O Circuito Cerveja no Prato será um festival gastronômico com pratos à base ou harmonizando com cerveja, envolvendo restaurantes e bares da cidade, além da integração com outros produtos regionais, como os cítricos, presentes na feira.

O festival também dará destaque especial aos setores ceramista, de artesanato e eucalipto, com reuniões e discussões para promover essas atividades, incentivando a produção local e fomentando o interesse na temática cervejeira.

Concursos como “A Melhor Artesanal do Brasil”, “Melhor Cerveja Caseira do Brasil”, “Cerveja no Prato” e “Rainha da Cerveja” prometem agitar a edição, adicionando um toque competitivo e celebrativo à celebração da cultura cervejeira em Alagoinhas.

3 Comentários

  • Edilene Reply

    17 de novembro de 2023 at 01:51

    ALAGOINHAS tá entregue aos ratos e baratas, CIDADE tá uma calamidade pública, toda detonada. MATERNIDADE uma VERGONHA, um verdadeiro AÇOUGUE. Praças abandonadas, RUAS SÓ BRAÇOS. PIOR PREFEITO que Alagoinhas já teve, péssima ADM. FESTA da CERVEJA para enganar otarios .

  • José Reply

    17 de novembro de 2023 at 10:27

    Amiga Edilene,não moro em Alagoinhas,,sou de Itabuna ,mas acho este evento positivo,oportuno,pois criará novas oportunidades de emprego e renda para sua cidade,que creio necessita, também disto; quanto ao prefeito, outros poderão sucede-lo com melhor capacidade ou determinação,vcs tem o Voto como vassoura.

    • Marly Sansao dos Santos Reply

      17 de novembro de 2023 at 14:36

      Acho válido o evento, movimenta a cidade , porém a falta de água é algo que deixa a desejar

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password