fbpx
breaking news New

Ambev construirá fábrica de vidros no Paraná com investimento de R$ 870 mi

Unidade está prevista para começar a operar em 2025, sendo que ainda não foi definido em qual cidade paranaense ficará

A Ambev terá uma segunda fábrica de vidros no Brasil. Nesta quinta-feira, a companhia cervejeira confirmou que vai construir uma unidade produtiva de vidros sustentáveis no Paraná, em município ainda a ser definido. A expectativa é de investimento de R$ 870 milhões, com início da operação em 2025.

Ao anunciar a nova fábrica de vidro, a Ambev explicou que ela produzirá garrafas a partir da reciclagem de cacos, recolhidos em parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas. E serão produzidas garrafas long neck, 300ml, 600ml e 1 litro para diversos rótulos, embora a companhia tenha citado nominalmente apenas três das suas marcas premium – Stella Artois, Becks e Spaten. Elas, então, vão abastecer as diversas cervejarias do grupo.

Leia também – Colorado lança chope com uva passa para as festas do fim do ano

A decisão da Ambev de construir uma fábrica de vidro se insere em um cenário de escassez desse insumo no mercado. Há relatos de falta do produto, o que tem dificultado o envase de bebidas. Um desafio provocado pelo aumento do consumo de cerveja fora de casa, em bares e restaurantes, em sua maioria em garrafas, o que provoca uma demanda que nem sempre consegue ser acompanhada pelos fabricantes de embalagens.

A Ambev assegura que a unidade nascerá com 100% de energia elétrica renovável e será preparada para operar com biocombustíveis. Além disso, vai contar com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo.

Publicidade

De acordo com a Ambev, a construção da fábrica de vidros está em consonância com a meta da companhia de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025, ano de inauguração da unidade.

“A nova fábrica de vidros vai impulsionar um futuro cada vez mais sustentável. Essa novidade vai impactar positivamente todo o ecossistema de logística reversa. Além da meta de embalagem circular, a construção endereça outros compromissos da companhia, como ter 100% da energia proveniente de fontes renováveis. Somos uma companhia brasileira e estamos investindo na retomada por um futuro com mais razões para brindar”, afirma Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Antes mesmo deste anúncio, a Ambev estava presente no Paraná, inclusive com a sua cervejaria em Ponta Grossa, tendo se tornado carbono neutro neste ano. “Por essa pegada de ser um Estado sustentável, já temos aqui a primeira grande cervejaria carbono neutro do Brasil. Reduzimos as emissões em mais de 90% e estamos fazendo a neutralização desse residual, mostrando que é possível e que o Paraná tem essa liderança sustentável, agora também com a fábrica de vidros que vai produzir muita garrafa sustentável”, ressalta Figueiredo.

A Ambev já conta com uma fábrica de vidros, localizada no Rio de Janeiro e inaugurada em 2008. Neste ano, produziu a primeira garrafa de vidro 100% reciclado no país em escala industrial.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password