fbpx
breaking news New

Prefeitura intervém e tira Festival da Cerveja e Concurso da Ablutec

Gestão municipal deve abrir licitação em busca de novo organizador, mas associação promete ir à Justiça

A Prefeitura de Blumenau (SC) anunciou uma intervenção no Festival Brasileiro da Cerveja e no Concurso Brasileiro de Cervejas e os tirou da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), até então responsável pela organização. Em nota, anunciou que decidiu assumir a responsabilidade dos eventos.

O próximo passo, de acordo com a Prefeitura de Blumenau, é definir como se dará a gestão do Festival e do Concurso Brasileiro de Cervejas. A tendência é que seja aberta uma licitação pelo município para concedê-la à iniciativa privada, tanto que a nota cita o exemplo da Oktoberfest Blumenau, para o qual a prefeitura tem um acordo com a marca Spaten, da Ambev.

Leia também – Cervejarias do Brasil conquistam 2 ouros e 2 pratas na World Beer Cup

Procurada pela reportagem do Guia, a Ablutec indicou que deve levar o caso à Justiça. “A Ablutec, na justa e legítima defesa do evento, de seus expositores e de seu público, está ingressando com as medidas jurídicas possíveis contra as decisões da Prefeitura de Blumenau”, diz.

A prefeitura afirma que as marcas do Festival e do Concurso Brasileiro de Cervejas são de propriedade da cidade, o que motivou a intervenção. Essa versão é contestada pela Ablutec. “A Ablutec também desafia o executivo municipal a provar sua titularidade no registro das marcas do Festival e do Concurso, como afirmou em nota de sua iniciativa”, afirma.

Além disso, a associação rejeita a avaliação de que a prefeitura seria detentora dos eventos. “A entidade não reconhece a Prefeitura de Blumenau como ‘proprietária dos eventos’, já que o Festival é realizado há 15 anos e o Concurso há 13 anos pela Ablutec – e em nenhum momento destas edições houve qualquer processo de concessão”, argumenta a Ablutec, em nota.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, a Ablutec teria dívidas com o Parque Vila Germânica em função do aluguel do espaço para as últimas edições do evento. Diante disso, afirma que a associação só poderá voltar a organizar eventos no espaço após quitá-las. “A Sectur informa ainda que, enquanto esses débitos não forem regularizados, a referida empresa não poderá mais organizar eventos nas dependências da Vila Germânica”, diz, a prefeitura.

Publicidade

A Ablutec, por sua vez, nega o débito e declara que a Prefeitura de Blumenau teria uma dívida com a associação. “´É a prefeitura que tem dívidas com a Ablutec, visto que não cumpriu lei municipal 8.791/2019 (aprovada pela Câmara de Vereadores em 31 de outubro de 2019) que estabeleceu um repasse de R$ 1 milhão à entidade”, afirma a associação.

Entenda o caso
O Festival e o Concurso Brasileiro de Cervejas são considerados dois dos principais eventos cervejeiros do calendário do País e aconteceram pela última vez em março. Desde então, críticas à organização do evento e pedidos para mudança na gestão vinham sendo apresentados.

A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, que reúne nove cervejarias e a Escola Superior de Cerveja e Malte, enviou carta aberta à à Fundação Promotora de Eventos de Blumenau, vinculada à prefeitura, solicitando a organização do evento e fazendo críticas ao modelo adotado pelos atuais gestores. Além disso, garante já ter reservado o parque para realizar eventos em meados de março.

Questionada pela reportagem do Guia se irá participar de uma eventual licitação para organizar o Festival e o Concurso Brasileiro de Cervejas, a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja diz que ainda vai aguardar os detalhes dos planos da prefeitura para tomar uma decisão. De qualquer forma, afirma estar em fase de definição orçamentária e modelo de negócios.

“Ainda não sentamos para conversar como associação, mas entendemos que seja uma possibilidade, a depender do modelo que a prefeitura vai adotar. Vamos aguardar. Fato é que vamos fazer um concurso e um festival no ano que vem. Se vai ser com a prefeitura, ainda não sabemos”, diz o presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Espíndola,

A Ablutec, por sua vez, vinha buscando adotar um tom de normalidade e, principalmente, continuidade do evento sob sua gestão. Assim, ao longo das últimas semanas anunciou que a próxima edição ocorreria entre 12 e 15 de março. Também informou a criação de um conselho consultivo e abriu inscrições para cervejarias participarem do concurso. Agora, porém, deve iniciar uma disputa na Justiça com a Prefeitura de Blumenau.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password