fbpx
breaking news New

Bélgica destrói 2,3 mil latinhas da Miller por uso de “champanhe” no slogan

Citação da bebida de origem francesa é usada pela marca norte-americana desde 1903 em sua cerveja

Uma interpretação literal do slogan da cerveja Miller High Life provocou a destruição de um carregamento com cervejas da marca que havia sido exportado para a Europa. Por lá, a Bélgica destruiu 2.352 latinhas da marca dos Estados Unidos, que possui o slogan “o champanhe das cervejas”.

A ação foi realizada pela alfândega belga sob a justificativa de rotulagem indevida da cerveja, como champanhe. O carregamento seguia para a Alemanha, sendo interceptado no porto de Antuérpia.

Leia também – Venda de artesanais cai nos EUA em 2022 e market share fica em 13,2%

A destruição aconteceu após uma associação comercial da indústria de Champagne, na França, defender que o termo só pode ser utilizado em garrafas de vinho espumante produzidas com o método criado na sua região e que leva as uvas Chardonnay, Pinot Noir ou Pinot Meunier.

Assim, a inscrição “O Champanhe das Cervejas”, estampado no rótulo da Miller, infringiria a designação protegida de “champanhe”. “O destinatário das latas na Alemanha foi informado e não contestou a decisão”, diz o comitê.

A Miller High Life foi lançada em 1903. Três anos depois, a marca adotou o slogan “O Champanhe das Garrafas de Cerveja”. Em 1962, então, o slogan foi reduzido para “O Champanhe das Cervejas”.

O slogan do rótulo mais famoso da Miller é extremamente conhecido nos Estados Unidos, mas acabou, assim, se colidindo com a legislação da União Europeia. Ela aponta que produtos que violem uma denominação de origem protegida podem ser tratados como falsificados, em uma tentativa de proteger produtos regionais.

“A destruição foi realizada pela empresa Westlandia em Ypres (Bélgica) no dia 17 de abril com o máximo respeito pelas preocupações ambientais, garantindo que todo o lote, tanto o conteúdo quanto a embalagem, fosse reciclado de maneira ambientalmente responsável”, afirma o Comitê Champagne em nota oficial.

“[A ação] confirma a importância que a União Europeia atribui às denominações de origem e premia a determinação dos produtores de champanhe em proteger a sua denominação”, acrescenta Charles Goemaere, diretor administrativo do Comitê Champagne.

A Molson Coors disse não ter realizado a exportação, declarando não saber como suas cervejas podem ter ido para a Europa. Ainda assim, garantiu respeitar as restrições em torno da palavra champanhe. “Mas continuamos orgulhosos de Miller High Life, seu apelido e sua proveniência de Milwaukee, Wisconsin. Convidamos nossos amigos na Europa para vir aos Estados Unidos a qualquer momento para brindar juntos à High Life”, afirma.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password