fbpx
breaking news New

Venda de artesanais cai nos EUA em 2022 e market share fica em 13,2%

cerveja estados unidos
Recuo não impediu alta do número de cervejarias, assim como do faturamento no ano passado

O setor de cerveja artesanal dos Estados Unidos sofreu um baque em 2022. De acordo com o relatório anual da Brewers Association, as vendas pelas do segmento apresentaram queda em volume no ano passado, resultado visto como um marco, afinal as microcervejarias e marcas independentes vêm em expansão desde os anos 1980 no país.

A associação informa que foram produzidos 29,0 milhões de hectolitros (ou 24,3 milhões de barris) de cerveja em 2022 pelas artesanais dos Estados Unidos, uma redução frente aos 29,6 milhões de hectolitros (ou 24,8 milhões de barris) do ano anterior.

Leia também – Cervejarias ciganas e de pequeno porte sofrem para recuperar ritmo de vendas

“2022 apresentou aos pequenos cervejeiros uma série de desafios, incluindo o aumento dos custos operacionais e de material e o aumento da concorrência, principalmente na distribuição”, diz Bart Watson, economista-chefe da Brewers Association. “Neste mercado cada vez mais maduro e competitivo, o crescimento coletivo da categoria é difícil de acontecer”, acrescenta.

Apesar do recuo nas vendas, o número de cervejarias continuou em crescimento nos Estados Unidos, ainda que com um ritmo de aberturas em declínio, assim como já havia acontecido em 2021. O saldo, divulgado pela associação, aponta 549 aberturas e 319 fechamentos, que também aumentaram no comparativo anual.

São, agora, 9.552 cervejarias artesanais e independentes em operação no país, um recorde, destaca a Brewers Associação. No total, os Estados Unidos têm 9.709 cervejarias em operação, contra as 9.384 de 2021.

O relatório também aponta que o mercado cervejeiro encolheu 3% no país. Assim, mesmo com o declínio nas vendas, as artesanais tiveram leve alta na participação, indo de 13,1% em 2021 para 13,2% em 2022.

Já a receita das artesanais chegou aos US$ 28,46 bilhões no ano passado, representando uma participação de mercado de 24,6%, um crescimento de 6% em relação a 2021. Essa expansão, porém, está mais relacionada com a alta dos preços do que com um sinal de força do segmento.

Em termos de empregos, houve um salto nas cervejarias artesanais e independentes no ano passado, chegando às 189.413 vagas, um incremento de 9% em relação a 2021. O resultado se deu tanto pela abertura de cervejarias como pela volta do público aos locais de consumo fora de casa.

As 50 maiores
O relatório da Brewers Association também traz o Top 50 das cervejarias do país. Entre elas, 40 são artesanais, sendo que a D.J. Yuengling & Son é a mais bem colocada, na sétima posição. A lista é liderada pela Anheuser-Busch, seguida por Molson Coors e Constellation. Heineken USA, Pabst e Diageo vêm logo depois. O Top 10 ainda conta com FIFCO USA, Boston Beer e, agora, Kirin-Lion/New Belgium, que desbancou a Boston Beer do décimo lugar. 

O levantamento também conta com a lista das 50 maiores cervejarias artesanais dos Estados Unidos. A Beel’s, adquirida pela Kirin em 2022, deixou a relação, o que motivou movimentações no Top 10, com a entrada da Tilray Brands e da Brooklyn Brewery. A Sweet Water também deixou o seleto grupo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password