fbpx
breaking news New

Confira os lançamentos mais recentes das cervejarias artesanais

Novidades do segmento passam pela criação de rótulos colaborativos e para celebrar datas importantes

As cervejarias artesanais passaram o primeiro trimestre de 2023 ávidas pela apresentação de lançamentos e novidades aos consumidores. Por isso, vários rótulos inéditos puderam ser apreciados pelo público nas últimas semanas, com criações motivadas por datas comemorativas, como o St. Patrick’s Day, ampliação de portfólios ou para celebrar parcerias.

A Avós, por exemplo, apresentou uma nova série, a Cool, enquanto a Nacional criou mais uma cerveja do projeto Musas do Verão. E os lançamentos das artesanais também estão vindo cheio de colaborativas. Foi assim com a Dádiva, que fez uma parceria internacional, e com a Bastard Brewery, que se uniu à Goose Island.

Leia também – Pesquisa desenvolve cerveja com cajá potencialmente probiótica

Confira esses e outros lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais, selecionados pela reportagem do Guia:

Avós
A Cerveja Avós continua investindo nos lançamentos, tendo apresentado em março a série Cool, só disponibilizada em chope. Ela é composta por três receitas que equilibram amargor limpo e assertivo, leveza e aroma lupulado, de acordo com o seu descritivo. As novidades são a Cool IPA, uma India Pale Lager leve, a Cool APA, uma American Pale Lager, com o leve dulçor proveniente dos maltes, mas algum amargor, e a Cool Pils, uma Premium Lager, leve. Já a série A Véia Viaja ganhou uma adição, A Véia Viaja 4, uma German Pils tradicional com base de maltes que trazem notas de casca de pão e notas florais dos lúpulos alemães Tettnag e Hallertau Mittelfrueh.

Bastard Brewery e Goose Island
A união entre Bastards Brewery e Goose Island rendeu o lançamento de uma cerveja colaborativa, a Bark & Honk. A novidade é uma Session New England IPA. Ela utiliza o lúpulo Nelson Sauvin, que traz como característica sabores frutados, picantes e que remetem a uvas e vinhos brancos, em conjunto com Riwaka, que conta com aromáticos mais cítricos, principalmente de toranja e maracujá. A Bark & Honk tem 4,0% de teor alcoólico e 25 IBUs de amargor.

Croma + Templária + Trema
A Templária foi outra marca de artesanais a apostar em uma colaborativa entre os lançamentos mais recentes do setor. A novidade é uma Double New England IPA produzida em parceria com Croma Beer e Trema Cervejaria.  Essa cerveja tem coloração alaranjada, turva e lupulagem intensa dos lúpulos americanos Enigma e Eclipse, além do aroma do Mosaic. A promessa é de sensação de frutas amarelas maduras e cítricas.

Dádiva
A Dádiva apresentou ao mercado uma novidade internacional. É a Insensatez, uma colaborativa feita em parceria com a cervejaria Totenhopfen, de Luxemburgo. O lançamento é uma Double IPA com quatro dry hoppings dos lúpulos Triumph, Chinook, Citra e Centennial. No seu aroma, as frutas amarelas e de caroço, como pêssego e manga, são muito presentes.

Goose Island
No clima do St. Patrick’s Day, a Goose Island aproveitou o mês de março para lançar uma cerveja sazonal, a The Irishman. A novidade lembra o Irish Coffee. Mas enquanto a bebida é composta de café, uísque irlandês e creme de leite batido, essa novidade é uma Irish Brown Ale com café, nibs de cacau e lactose. Com espuma cremosa, o aroma traz notas marcantes de café expresso e leve chocolate. O rótulo traz referências irlandesas, como o tradicional trevo, os pubs de Dublin, castelos feudais, cruz celta e a clássica taça do Irish Coffee.

Nacional
Em mais uma edição do Projeto Musas do Verão, a Nacional lançou, em março, a Desnuva, uma homenagem à variedade de uva nacional conhecida como Lorena. Trata-se de uma cerveja experimental, produzida com leveduras extraídas do mosto e do grão da uva Lorena, procedentes da Fazenda Viccas. Sara Valar, Vivian Vitorelli, Marina Asnis e Carola Carvalho foram as convidadas da marca para participação no projeto em 2023.

ØL Beer
A ØL Beer reformulou a receita da cerveja Loki, o que incluiu a adição de uma carga maior de lúpulos. Com isso, a Loki se tornou a nova American IPA da marca. A novidade está disponível em chope. “A Loki recebeu uma carga extra de lúpulos americanos, o que resultou em uma cerveja mais aromática, um pouco mais alcoólica, mas ainda leve e com alto drikability”, afirma a sócia-fundadora Isadora Neier.

Proa
A Proa Cervejaria acaba de lançar a segunda edição da série de cervejas Hops for Julia, cervejas criadas para homenagear as fases da vida da pequena Julia, filha da fundadora da marca, Debora Lehnen. A novidade tem o mesmo estilo da primeira versão, porém uma nova receita, para comemorar a fase em que Julia começou a engatinhar. A cerveja se chama Crawling. É uma cerveja aromática e de final seco, que leva os lúpulos Eldorado, Bravo, Amarillo e Idaho 7, que conferem um sabor complexo e harmônico, com notas de maracujá, manga e laranja. Tem teor alcoólico de 6,5%, cor dourada e brilhante, com uma espuma densa e cremosa.

Prussia Bier
A Prussia Bier aproveitou o mês de março para lançar uma cerveja feita com a ajuda da Inteligência Artificial. O ChatGPT foi usado para ajudar na definição da receita da Black IPA. É uma cerveja de cor escura, espuma esbranquiçada e cremosa, tendo forte sabor e aroma de lúpulo, enquanto apresenta um baixo caráter de malte torrado, contrariando o sentido visual, sendo cremosa, de amargor moderado, com 6,5% de teor alcoólico.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password