fbpx
breaking news New

Consumo de cerveja em casa cresce impulsionado pelo público 50+

Ato de desfrutar de cervejas nas residências cresceu no primeiro semestre deste ano, segundo Kantar

O consumo de cerveja dentro dos lares brasileiros está em ascensão, de acordo com o recente relatório “Consumers Insight”, da Kantar, que aponta um aumento de 6,5% na quantidade da bebida consumida em casa durante o primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022.

Esse movimento contrasta com a tendência de consumo de cerveja fora de casa, que experimentou queda de 5,4% nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o ano anterior. A Kantar identifica que essa mudança é particularmente impulsionada pelo público acima dos 50 anos, que reduziu o consumo de cerveja fora de casa em 11%, enquanto aumentou em 8% em casa.

Leia também – Oktoberfest tem recorde de público em 2023, mas venda de cerveja cai

Outro fator que a Kantar menciona para o aumento da presença da cerveja nas residências é a expansão dos rótulos premium, que teve um crescimento de 81% no consumo doméstico no primeiro semestre, comparado ao mesmo período em 2022.

Publicidade

O peso do público acima dos 50 anos nesse aumento do consumo residencial de cerveja é enfatizado pela constatação de que houve pouca variação nesse comportamento nas demais faixas etárias. No público de 40 a 49 anos, houve um acréscimo de 3% no consumo fora de casa e de 1% em casa, enquanto entre as pessoas de 30 a 39 anos, o crescimento do consumo foi de 2% nos dois ambientes. Já entre os mais jovens, o consumo aumentou 4% fora de casa e apenas 1% em casa.

O levantamento da Kantar também apontou que a classe social C lidera o consumo de cerveja fora de casa, mantendo uma participação estável de 48%, embora essa participação seja menor do que os 56% registrados em 2019, antes da pandemia. A participação da classe AB é de 35,8%, com um acréscimo de 11% no primeiro semestre. A classe DE contribui com 16,6%.

O relatório “Consumers Insight” também destaca o aumento da participação do chope no consumo de cerveja. Em 2019, representava 3,1% do volume total, mas no primeiro semestre de 2023, esse índice subiu para 4,8%. No Nordeste, em particular, houve aumento de 34,7% entre o primeiro semestre de 2022 e o deste ano.

O relatório da Kantar se baseia em dados de 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do país, abrangendo cerca de 60 milhões de lares. Além disso, a empresa também monitora o comportamento de 47 milhões de indivíduos em relação ao consumo fora de casa.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password