fbpx
breaking news New

Carnaval motiva ações cervejeiras e deve ter alta na receita dos bares

Cervejarias têm adotado estratégias para atrair consumidor durante período festivo

O clima festivo do carnaval já se faz presente nas cidades brasileiras, e irá se intensificar a partir deste fim de semana, gerando oportunidades para a indústria da cerveja e estabelecimentos de alimentação fora do lar, como bares. A perspectiva é de aumento relevante no faturamento, impulsionado pelo maior consumo de bebidas alcoólicas, especialmente cerveja.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) prevê um incremento de 15% no faturamento dos bares em Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em comparação com o carnaval de 2023. Nas regiões da Bahia e São Paulo, a projeção é de aumento de 10%. Essas expectativas otimistas da Abrasel estão ancoradas em uma conjuntura econômica favorável, marcada pelo crescimento do emprego, controle da inflação e redução da taxa de juros.

Leia também – Pesquisa do Guia: Impostos e carga tributária desafiam 77% das cervejarias

“Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Uma pesquisa realizada pela associação com 1.878 empreendedores revela que 81% dos estabelecimentos planejam abrir durante o carnaval, sendo que 75% esperam um aumento no faturamento em relação a 2023. A média de aumento esperado é de 15% em comparação ao ano anterior e 17% quando comparado a um fim de semana normal.

A pesquisa também destaca a importância atribuída ao carnaval pelos estabelecimentos, com 33% considerando a data extremamente ou muito importante para o faturamento. Além disso, 24% a veem como mais ou menos importante, enquanto 25% a classificam como pouco importante, e 18% afirmam que o impacto da data não é relevante.

A expectativa de aumento nas vendas dos bares também reflete o crescimento no consumo de cerveja. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o carnaval de 2019 registrou a venda de 1,3 bilhão de litros da bebida, representando quase 10% do total comercializado naquele ano.

Publicidade

Por isso, a data também é vista como uma interessante oportunidade para cervejarias artesanais, que têm preparado festividades em seus espaços e realizado lançamentos temáticos, em ações voltadas para o carnaval, como destaca o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Gilberto Tarantino.

“Temos várias associadas que fazem seu próprio carnaval levando grupos de samba, pagodes e blocos realizando festas fechadas com mais segurança e conforto; inclusive com acesso a banheiros. Muitos brewpubs também fazem parcerias com os blocos que passam em frente dos estabelecimentos”, lembra. “É a maior festa popular do país e cervejarias tem oportunidade de realizar estratégias e promoções de vendas antecipadas, posicionar suas marcas e mostrar nossa brasilidade”, acrescenta.

Ele ressalta a mudança nos últimos anos, com as cervejarias artesanais mais alinhadas à celebração do carnaval, o que tem potencial para impulsionar seus negócios em diversas cidades. “Há cerca de dez ou oito anos atrás as cervejarias artesanais estavam mais conectadas ao rock’n roll. Agora existe mais diversidade e essa mudança gera faturamento para cervejarias em cidades como São Paulo, que tem quase 600 blocos, mas também em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e outras”, avalia Tarantino.

Vale também para quem não for à folia
Porém, mudanças na dinâmica de consumo durante o carnaval precisam ser observadas pelos estabelecimentos de alimentação fora do lar, como bares e cervejarias. “Aqueles estabelecimentos próximos a escritórios e com mais clientes que trabalham nas redondezas precisam prever que o movimento vai diminuir pela dinâmica do feriado mais longo, mas, no geral, bares e restaurantes são beneficiados e também podem realizar eventos privados com tarde de samba, com rodízio de petiscos, por exemplo”, comenta a analista de competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Viana.

Além disso, nem todo mundo vai aproveitar o período festivo nas ruas. E essa parcela da população que prefere realizar o consumo residencial de cerveja durante o período do carnaval é um nicho que pode ser aproveitado pelas marcas artesanais. “Microcervejarias artesanais, distribuidoras de bebidas, empresas que oferecem chopeiras em casa devem buscar se conectar com seus clientes porque tem muita gente que vai preferir reunir os amigos em casa ou em local privado. Ter processos de delivery e divulgar promoções nas redes sociais são essenciais”, conclui a analista de competitividade do Sebrae Nacional.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password