fbpx
breaking news New

Em relatório, Petrópolis indica avanço na gestão de resíduos com foco em 2030

Documento com detalhes de ações sustentáveis foi divulgado em evento na última quarta-feira (19)

Em meio a um cenário de redução na participação de mercado e aos desafios decorrentes dessa adversidade, o Grupo Petrópolis também investiu em iniciativas de sustentabilidade no ano passado, com o objetivo de alinhar-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, traduzidos em 11 compromissos a serem cumpridos até 2030, como indica no seu mais recente relatório de sustentabilidade.

A companhia conseguiu avançar em várias questões, principalmente naquelas relacionadas à gestão de resíduos, relatando uma redução de 278 milhões de toneladas no ano passado, bem como no trabalho com as embalagens. Contudo, ainda enfrenta dificuldades em algumas áreas, como em questões de diversidade. Essas conclusões foram observadas a partir do terceiro relatório de sustentabilidade do Grupo Petrópolis, referente a 2022 e divulgado na última quarta-feira (19).

Leia também – Petrópolis propõe desconto de até 70% nas dívidas e venda de ativos energéticos

Em termos ambientais, a empresa destaca o trabalho realizado para promover a circularidade dos resíduos. “Buscamos destinos melhores para os resíduos gerados, de modo que uma parte cada vez maior deles se torne insumo para outras cadeias produtivas. Como resultado, menos de 0,5% dos resíduos gerados em nossas oito unidades fabris vão para aterros. Houve uma redução de 19% na geração de resíduos, enquanto a receita aumentou 4%”, afirma a companhia, no relatório.

Além disso, o Grupo Petrópolis cumpriu a meta de logística reversa referente a 2021, enviando mais de 17 mil toneladas de resíduos para reciclagem, beneficiando 55 cooperativas e operadores privados. No entanto, a reciclagem do vidro ainda representa um desafio para a empresa, levando ao estabelecimento de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o lançamento da Missão Estratégica de Circularidade do Vidro.

Visando aumentar o conteúdo reciclado em suas embalagens, o Grupo Petrópolis revela em seu relatório de sustentabilidade que passou a utilizar filme stretch 100% reciclado e estabeleceu parcerias com fornecedores de garrafas de vidro para aumentar a coleta desse material e, consequentemente, o percentual de conteúdo reciclado.

A empresa estabeleceu a meta de atingir 70% de embalagens com conteúdo reciclado até 2030. E o relatório informa que as embalagens de vidro já alcançaram 60% de conteúdo reciclado, as de papel atingiram 40% e as de plástico, 15%. Em 2022, a linha de Petra e Lokal adotou o shrink reciclado, alcançando 5% de conteúdo reciclado.

Publicidade

Água, energia e lúpulo
No âmbito da gestão da água e das águas residuais, o Grupo Petrópolis enfrenta desafios significativos. Em 2022, houve uma queda no uso de água por hectolitro de bebida produzida apenas nas fábricas de Uberaba (MG), Teresópolis (RJ) e Itapissuma (PE), com alta nas demais unidades produtivas.

Ainda assim, o relatório destaca diversas ações de otimização do uso da água em todas as unidades fabris, mas ressalta que o desafio de aumentar a eficiência nesse aspecto foi maior devido à retração na demanda – ocorreu queda acentuada no volume produzido.

Em relação à energia, houve um aumento no consumo de energia elétrica por litro fabricando, mas com queda na energia térmica utilizada. O ano também foi marcado pela conclusão da instalação de uma usina solar em Minas Gerais, com implementações adicionais no Mato Grosso e no Rio de Janeiro. E com as usinas já instaladas, o Grupo Petrópolis conseguiu gerar 207.898 kWh de energia elétrica de fonte solar, atendendo a dez centros de distribuição.

A empresa também se dedicou à produção de lúpulo na Fazenda São Francisco, em Teresópolis (RJ). Em 2022, iniciou a produção de mudas em um viveiro próprio na fazenda, gerando 2.860 mudas e 108 toneladas de bokashi, um fertilizante orgânico feito do bagaço de cevada gerado no processo cervejeiro, combinado com farelo de mamona. Além disso, foram plantados mais de 0,58 hectare. Como resultado, a produtividade aumentou para 580 kg/hectare, de acordo com o Grupo Petrópolis.

Desafios sociais e de governança
Desafios sociais e de governança também fazem parte do cenário da empresa. A companhia promoveu diversas ações sociais em 2022, incluindo o Programa de Educação Socioambiental, que envolveu 2.952 alunos e impactou cerca de 12 mil pessoas, considerando suas famílias. No entanto, ainda não possui um programa social de abrangência nacional.

No que diz respeito à diversidade, o Grupo Petrópolis criou seu comitê de diversidade no ano passado, mas ainda pode ter avanços significativos. A participação de mulheres entre seus 24 mil colaboradores é de apenas 13%, e houve uma redução no número de pretos, pardos e indígenas entre 2021 e 2022.

A governança e a gestão também são áreas que demandam melhorias na empresa. O relatório destaca ajustes na estrutura de ética e compliance e a chegada de três novos vice-presidentes em 2022 como ações em busca de melhorias. Neste momento, a companhia enfrenta um cenário incerto e desafiador, uma vez que está em processo de recuperação judicial.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password