fbpx
breaking news New

Metade dos bares do Rio tem dívidas, mas 1 de cada 3 contratará no 2º semestre

Levantamento apontou que 39% dos bares do Rio de Janeiro tiveram lucro no mês de maio

Metade dos bares do Rio de Janeiro possui dívidas em atraso, de acordo com uma pesquisa realizada no mês passado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ). Os impostos federais são a principal causa dos débitos vencidos.

O levantamento da Abrasel RJ mostra que 82% dos bares do Rio com dívidas devem impostos federais, tais como Imposto de Renda, PIS/Cofins e parcelas do Simples Nacional. Além disso, 62% desses estabelecimentos possuem débitos em atraso com impostos estaduais.

Leia também – Samba, cerveja e futebol: Pabst lança coleção de latas da Mancha Verde

Segundo a pesquisa, 29% dos bares e restaurantes com dívidas têm encargos trabalhistas em atraso, 33% devem taxas municipais, 24% acumulam dívidas com serviços de água, luz, gás e telefonia, 22% possuem débitos com fornecedores de insumos e outros 22% estão com o aluguel atrasado.

Publicidade

Apesar do cenário desafiador, a pesquisa também aponta sinais de melhoria e otimismo entre os bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Em maio, houve uma redução no número de estabelecimentos operando no prejuízo, de 23% para 21% em relação ao levantamento anterior, e um aumento nas empresas com lucro, de 36% para 39% em abril, além de um aumento na estabilidade, de 36% para 39%. “Ainda há um longo caminho pela frente, e precisamos de um ambiente de negócios mais saudável e previsível”, diz Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.

O estudo também revela que uma parcela significativa dos bares do Rio de Janeiro pretende reforçar suas equipes ao longo do segundo semestre: 33% planejam realizar contratações, 52% pretendem manter seus quadros e apenas 7% relatam a intenção de realizar demissões.

“A maioria das empresas está optando por se ajustar às circunstâncias e planejar para um futuro mais forte”, diz Hermeto. “Isso inclui investimentos em seus funcionários, com 37% realizando reajustes acima da convenção coletiva e 93% oferecendo oportunidades de primeiro emprego e treinamento interno”, acrescenta o presidente da Abrasel RJ.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password