fbpx
breaking news New

IFSP inaugura laboratório de cerveja e sela parceria com associação de Ribeirão Preto

Laboratório tem capacidade para fabricar 750 litros de cerveja, que inicialmente serão usados para estudos e melhorias

O câmpus de Sertãozinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agora passa a contar com um laboratório para o curso Técnico em Cervejaria. A estrutura, recém-inaugurada, possui capacidade produtiva de 750 litros por mês e será utilizada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e o crescimento da cadeia produtiva da cerveja na região de Ribeirão Preto (SP).

A concretização do Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira confirma o êxito da aproximação entre os docentes do Instituto Federal e o arranjo produtivo local. O curso começou a ser ofertado no primeiro semestre de 2020 na modalidade subsequente ao ensino médio, sendo exclusivo para estudantes com mais de 18 anos.

Leia também – Rota RJ lança colaborativa das 25 associadas para festejar volta do turismo

O laboratório de cerveja, que pode ter a sua capacidade de fabricação ampliada com a aquisição de equipamentos, destina a sua produção à degustação entre os mestres-cervejeiros e os alunos, para que a bebida atinja um elevado grau de qualidade. Porém, no futuro, há a ideia de se comercializar as bebidas.

Publicidade

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki lembra que a aproximação entre o IFSP e o setor cervejeiro se deu por meio de um edital de Indicação Geográfica, em 2018, da Agência de Inovação – Inova.

A Indicação Geográfica é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deva a sua origem. É, portanto, o caso da cerveja com a região de Ribeirão Preto. “O curso se soma a outras ações de ações formativas, de pesquisa… Tem uma série de outras ações que ainda podem ser realizadas”, avalia Ozaki.

Parceria
Durante a inauguração do laboratório, também foi assinado um acordo entre o IFSP e a Associação do Museu da Cerveja de Ribeirão Preto. A parceria prevê o desenvolvimento em conjunto de pesquisas, ações educacionais e a colaboração para a pesquisa histórica do desenvolvimento do setor na região, que vai compor o museu físico da cerveja de Ribeirão Preto.

“O acordo é muito representativo, pois é realizado entre um instituto de reconhecimento nacional e é da nossa região, valorizando cada vez mais nosso arranjo produtivo local”, destaca Paulo Garcia de Almeida, representante da associação e profissional com cerca de 30 anos de experiência na indústria cervejeira.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password