fbpx
breaking news New

Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil define finalistas e realiza votação popular

Vencedores do concurso promovido pela Abralatas serão anunciados na próxima segunda-feira

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) anunciou os 26 rótulos finalistas do prêmio Lata Mais Bonita do Brasil e comunicou que está aberta a votação popular da competição, que busca reconhecer os melhores trabalhos de criação de design em latas de cerveja.

Cervejeiros, sommeliers, apreciadores e fãs da bebida, além do público em geral, poderão escolher seus rótulos preferidos até quarta-feira (1º). As avaliações são baseadas em criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação. Estão concorrendo latas de cerveja em circulação no Brasil desde 2019.

Leia também – NewAge lança APA vencedora de concurso e já prepara 2ª edição do Prêmio Wienbier

O prêmio é dividido por categorias, de acordo com o tamanho das cervejarias: micro e pequenas, médias e grandes. Os votos devem ser dados no site da Abralatas, com cada pessoa podendo participar apenas uma vez em cada categoria.

Há alguns destaques entre as indicadas. A NewAge possui cinco latas entre as finalistas, a Colorado disputa com três, assim como a Salva Craft Beer, enquanto Three Monkeys, Ambev e Grupo Petrópolis têm dois rótulos, cada, concorrendo ao prêmio, assim como a Rambeer.

Os 26 finalistas foram escolhidos por um júri técnico, que incluiu grafiteiros e artistas visuais e avaliou os 156 inscritos. Os que obtiverem maior pontuação somando a nota dos jurados e do voto popular serão considerados vencedores do prêmio Lata Mais Bonita do Brasil. O anúncio dos ganhadores será realizado na próxima segunda-feira (6), através do site e das redes sociais da Abralatas.

Quem vencer o concurso Lata Mais Bonita do Brasil terá o direito de aplicar o selo exclusivo do prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de assegurar espaço em publicações e eventos da Abralatas e conhecer de perto como uma latinha é produzida.

A competição tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindicerv).

Confira abaixo a lista dos finalistas do prêmio Lata Mais Bonita do Brasil:

Micro e Pequenas Cervejarias
APA PQP e La Crème (Rambeer)
A APA PQP e a La Crème são criações da Rambeer. Originária de Caxias (MA), a marca está presente no mercado desde 2013, produzindo cervejas puro malte.

Black Sheep (Black Sheep)
A Black Sheep é uma cervejaria artesanal do Rio Grande do Norte, fundada há pouco mais de um ano, em maio de 2020. Possui 14 estilos de cervejas e um brewpub.

Epiphany Goiaba & Manjericão (Pineal)
O rótulo é da Pineal. Independente e artesanal, a marca, que já se chamou Capolavoro, é de Sorocaba (SP) e foi criada em setembro de 2020.

Flavius e I’m Sour (Three Monkeys Beer)
São dois rótulos da Three Monkeys Beer, inaugurada em 2013, no Rio de Janeiro. Com oito anos de existência, a cervejaria já lançou mais de 70 rótulos entre fixos e sazonais.

Newbie (Prussia Bier)
A Prussia Bier é uma cervejaria localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, no Vale Aço, em Minas Gerais. Em atividade desde novembro de 2014, produz cerca de 28 mil litros/mês.

Sweet Dreams (Trilha)
A Trilha é uma marca paulistana que comemorou seu quinto aniversário em 2021. Artesanal e independente, já lançou cerca de 250 rótulos.

ZEV Session IPA (ZEV)
Localizada em Suzano (SP), a ZEV foi fundada em 2018 pelos irmãos Ganizev e se define como cervejaria de espírito livre.

Médias Cervejarias
Dado Bier Extra Malte (Dado Bier)
Cervejaria independente, a Dado Bier nasceu em 1995, em Porto Alegre. No ano seguinte, abriu um brewpub em São Paulo. Em 1998, foi a vez de o Rio de Janeiro receber a marca. A fábrica de cervejas da Dado Bier foi inaugurada em 2004.

Dragon Sour, Hop Lager Quinquennium e Russian Imperial Stout (Salva Craft Beer)
A gaúcha Salva Craft Beer concorre com três rótulos. Inaugurada há cinco anos, a fábrica está situada às margens da BR 386, em Bom Retiro do Sul.

Halles Kron Session IPA, Wienbier 55 Real Lager, Wienbier 55 Red Lager, Wienbier 57 Weiss e Wienbier 60 APA (NewAge)
Fundada há 33 anos na cidade de Leme (SP), a NewAge produz mais de 300 produtos diferentes na categoria de bebidas, entre marcas próprias e de terceiros. No Lata Mais Bonita do Brasil, concorre com cinco rótulos.

Finalistas Grande Cervejarias
Appia, Indica e Ribeirão Lager (Cervejaria Colorado)
Concorrendo com três rótulos, a Colorado é uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil, tendo sido fundada por Marcelo Carneiro, em 1996. Sediada em Ribeirão Preto, tem valorizado ingredientes tipicamente brasileiros em suas cervejas.

Beck’s, Brahma Duplo Malte e Spaten (Ambev)
Também concorrendo com três rótulos, a Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Brahma e Antarctica. Mas a história começou em 1880, com a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Black Princess e Cacildis (Grupo Petrópolis)
O Grupo Petrópolis concorre com dois rótulos. Fundado em 1994 na cidade de Petrópolis (RJ), comercializava a marca Itaipava. Em 1998, a empresa foi comprada pelo empresário Walter Faria e, logo a seguir, adquiriu a Crystal. Em 2010, a empresa firmou uma parceria com a cervejaria alemã Weltenburguer. A Cacildis foi adquirida pelo grupo em 2017.

1 Comment

  • cardosonot Reply

    12 de janeiro de 2022 at 09:24

    A APA PQP é da Cervejaria RAMBEER e não da cervejaria AQUELES CARAS.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password