fbpx
breaking news New

Libertadores: Os bares nos arredores dos estádios que unem Palmeiras e Santos

Bares nos arredores do Allianz Parque e da Vila Belmiro fazem parte da cultura de palmeirenses e santistas

A final da Libertadores, neste sábado, poderá servir para mostrar que a emoção despertada pelo futebol ressoa bem além do estádio. No confronto entre Palmeiras e Santos, às 17 horas, o Maracanã estará com as arquibancadas vazias. Em condições normais, quando esses clubes atuam nos seus estádios, o pulsar também não se resume aos torcedores ocupando seus lugares no Allianz Parque ou na Vila Belmiro: os bares e as ruas nos arredores dos estádios também refletem a paixão por esses times. Criam uma noção de pertencimento que se prolonga ao longo dos dias sem jogos. E fazem parte da cultura da torcida dos dois clubes.

A final desta Libertadores é marcada pelo ineditismo de ser uma decisão paulista no principal palco do futebol nacional. Outro fato raro se dá em função da pandemia do coronavírus: o Maracanã só contará com a presença de convidados e profissionais trabalhando no estádio. Um cenário bem diferente ao desejado e que trará memórias aos torcedores desses clubes que vão bem além das arquibancadas. E os conduzem para os arredores dos estádios.

Leia também – Inclusão e preconceito: O que 4 especialistas pensam sobre diversidade no setor

Nos bares, afinal, além de terem a chance de acompanhar os jogos pelas tevês, exercendo o ato de pertencimento a um clube, os torcedores ainda estreitam vínculos, estimulam amizades e reforçam a sociabilidade. Além disso, neles há permissão do consumo de bebidas alcoólicas, algo vetado na maioria dos estádios. E torna o futebol uma importante fonte de renda para os estabelecimentos.

Em qualquer jogo do Palmeiras no Allianz Parque, seja pela Libertadores ou não, os bares da Caraibas e da Palestra Itália ressoam o clima do estádio. Na ruas da região da Pompeia, as garagens de casa se transformam em bares improvisados – ou reformados, como O Sobrado. Em dia de jogo, muitos torcedores não têm os espaços apenas como ponto de encontro. Rejeitam entrar no estádio para acompanhar as partidas de lá.

Publicidade

Bandeiras e faixas de torcidas organizadas são penduradas nas sacadas e janelas. E bares e restaurantes nos arredores do Allianz Parque têm decoração nas cores verde e branca. Funcionam, também, fora dos dias de jogos, quando reúnem moradores ou palmeirenses, até pela proximidade com espaços de torcidas organizadas do clube. Lá, discutem o cotidiano do clube. Outros desses espaços também se dividem entre as funções de bares e lojas, com a venda de produtos das equipes.

Não é nada diferente na Baixada Santista. Em dia de jogo pré-pandemia, enquanto alguns santistas entram na Vila Belmiro, outros preferem parar na Confraria do Alemão, o maior ponto de encontro entre os torcedores nos arredores do estádio, mesmo quando o time não está em campo. Lá era fácil encontrar ídolos históricos do Santos, como Dorval e Coutinho, que jogava baralho e tranca. E foi onde o centroavante passou o centenário do Santos, dando de ombros para a festa organizada pela diretoria do clube.

O esquema para os santistas que buscam uma cerveja antes ou depois dos jogos é conhecido e semelhante ao adotado no Allianz Parque. Moradores transformam as garagens da avenida Princesa Isabel em bares improvisados, seja em dia de jogo do Paulistão ou da Libertadores. E alugam seus espaços para vendedores de pernil. Há também por lá a sede da Torcida Jovem.

Neste sábado, em dia de final da Libertadores, não será permitida a presença de torcedores no Maracanã e a determinação do governo estadual é de que bares estejam fechados, funcionando somente no sistema de delivery. Um cenário necessário para evitar a propagação do coronavírus.

Não é, claro, o ideal. Mas será saudoso de estádios e dos bares que os mantêm vivos mesmo quando não é dia de jogo, que torcedores de Palmeiras e Santos vão acompanhar a decisão da Libertadores, de olho nas ações de Weverton, Gustavo Gómez, Luiz Adriano, Marinho, Soteldo e Kaio Jorge.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password