fbpx
breaking news New

Com lives, ICB olha para o futuro da difusão da cultura da cerveja

lives eisenbahn icb
Instituto produz série de 14 lives apresentadas por sommelière e pelo fundador da Eisenbahn

Na impossibilidade de continuar interagindo com o público em eventos e cursos presenciais, que têm na proximidade e na troca de experiências suas grandes vantagens, escolas como o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) se viram impelidas a acelerar sua transição para o ambiente digital. Com isso, as lives cervejeiras ganharam espaço e estão sendo aperfeiçoadas para sedimentar seu lugar na cultura cervejeira. 

Até o início da pandemia e do isolamento social, a relevância das lives como ferramenta de comunicação era pequena na estratégia do ICB. Desde então, o instituto viu no formato uma possibilidade poderosa e correu para estruturar uma série de encontros virtuais com professores, parceiros e convidados. “Esse início foi importante para entendermos como agir, apresentar e quais temas abordar”, afirma o sócio do ICB, Estácio Rodrigues, ao Guia.

Leia também – ESCM oferece bolsas de estudo para cada uma das 1,2 mil cervejarias do Brasil

Depois de algumas semanas de familiarização com as possibilidades do formato, a escola estabeleceu uma parceria com a Eisenbahn – impossibilitada pela crise do coronavírus de gravar a temporada 2020 do reality Mestre Cervejeiro, um de seus principais canais de divulgação de cultura cervejeira – para entregar conteúdo a seu público.

As marcas, então, desenvolveram um calendário de 14 lives chamadas “Conteúdo de Mestre”, que foram divididas em três eixos temáticos: história, processos e serviços. “Pensamos em diversos conteúdos que pudessem ser leves e ao mesmo tempo com bastante conhecimento, além de enriquecer a experiência de uma boa degustação”, afirma o sócio do ICB.

Os cursos passam por temas como técnicas de higiene, refrigeração, estilos e harmonização. Na prática, o conteúdo tem origem nos cursos regulares do ICB, adaptados para o formato mais conciso, de 30 minutos, segundo detalha Estácio.

Publicidade

“Tivemos apenas que enxugar os assuntos e adaptar a linguagem mais coloquial do dia a dia das pessoas. Os professores sempre tomam o cuidado de ‘traduzir’ algum termo cervejeiro para que o público acompanhe de forma mais fácil”, detalha Estácio sobre os esforços dos apresentadores Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn, e Pri Colares, sommelière, responsáveis pelas aulas.

O sócio do ICB, aliás, vê no clima informal e na experiência “confortável” que as lives proporcionam um grande potencial para a popularização da cultura cervejeira. “Quando bem feitas e com conteúdos corretos para o público, as lives são muito enriquecedoras, pois levam informação adicional sobre aquele produto ou serviço que está sendo discutido. Quem não quer tomar uma cerveja no aconchego de sua casa e entender mais sobre ela?”.

Os encontros ocorrem às 17h das quartas-feiras e às 11h dos domingos, no perfil da Eisenbahn no Instagram. O programa tem, ainda, três encontros: neste domingo, Juliano Mendes recebe Edu Passarelli para conversar sobre harmonização de cervejas com pratos brasileiros; na terça-feira (3 de junho), ele debate com Luís Celso Jr a história do estilo Pilsen; e, no próximo domingo (7 de junho), Pri Colares discute com Beatriz Ruiz o papel da mulher na história da cerveja.

O conteúdo da série de lives do ICB e da Eisenbahn vai ficar disponível no portal do reality show Mestre Cervejeiro.

Hilda
Mesmo com a realização cancelada em 2020, o Eisenbahn Mestre Cervejeiro celebrou nesta semana mais um de seus “frutos”: a Hilda, Session IPA vencedora da décima edição do programa, criada pelo mineiro Claudio Botelho. A novidade chegou às prateleiras digitais do e-commerce do Grupo Pão de Açúcar.

“A Hilda é uma homenagem à minha avó, mãe da minha mãe, que antes de partir, plantou cada árvore do pomar onde hoje está minha cervejaria”, conta Botelho, lembrando os aromas de lima, laranja, limão capeta e mexerica que o inspiraram.

A princípio, a cerveja com teor alcoólico de 4,6% será vendida online somente no Estado de São Paulo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password