fbpx
breaking news New

Gigantes usam tendências do mercado de bebidas para ampliar portfólio

Cervejarias expandem portfólio além da cerveja, lançando novas bebidas para atender demandas

Refrigerantes, RTDs, vodca em lata, vinhos… As grandes cervejarias presentes no mercado brasileiro não são mais apenas sinônimo de cerveja. Elas buscam ampliar seus horizontes – e portfólios – para outras bebidas, alcoólicas ou não, que têm sido lançadas nas últimas semanas.

Para entender as razões desse movimento, o Guia conversou com representantes de Ambev, Grupo Heineken e Grupo Petrópolis. E percebeu que essa estratégia acontece como uma reação às novas demandas do consumidor, bem como pela busca por ampliar seus públicos e suas presenças nas diversas ocasiões de consumo, além de acompanhar as tendências do mercado externo.

Leia também – Como será o profissional do futuro nas cervejarias? Veja opiniões

“Queremos estar presentes em mais celebrações e com mais pessoas. Nosso objetivo é fazer parte de todas as ocasiões com um portfólio completo de bebidas. Queremos que cada consumidor tenha uma Ambev para chamar de sua. Nós ouvimos o que os consumidores dizem e usamos isso como uma bússola para o crescimento e desenvolvimento”, diz Annelise Quintanilla, diretora de marketing de beyond beer (além da cerveja, em uma tradução livre) da Ambev.

Assim, as grandes cervejarias apostam em um portfólio diversificado, que atenda a todos os consumidores em variadas ocasiões, como destaca Bruno Piccirello, diretor de marketing das marcas não alcoólicas do Grupo Heineken. Na visão dele, a cerveja já está muito presente na vida das pessoas, mas ainda existem situações de consumo que podem ser exploradas.

“Há momentos em que as pessoas buscam hidratação, refrescância ou variedade de sabores. Por isso, estamos expandindo cada vez mais nosso portfólio. Queremos alcançar diferentes públicos e perfis, promovendo novas ocasiões de consumo e momentos de diversão com nossas marcas”, diz, também reforçando a existência do processo de escuta ativa dos consumidores.

“Estamos alcançando cada vez mais consumidores, que veem suas preferências sendo atendidas. A pesquisa, o cuidado e a busca pela satisfação são pontos que sempre valorizamos e fazem toda a diferença para o bem-estar dos consumidores de nossas marcas”, acrescenta Piccirello.

Além disso, as tendências internacionais, como as das Ready to Drink (RDT), influenciam a criação de novos produtos mesmo por companhias 100% nacionais, como é o caso do Grupo Petrópolis, que entende que uma parcela relevante dos consumidores não está desistindo das bebidas alcoólicas, mas buscando um consumo mais moderado.

“Percebemos que aos poucos o público tem buscado opções não alcoólicas ou os chamados ‘ready to drink’, para aproveitar momentos de consumo com a família e amigos de forma mais tranquila”, afirma Soraia Brasil, diretora comercial do Grupo Petrópolis, que conta em seu portfólio com o Cabaré Ice.

A opção pelos drinques prontos e enlatados também tem sido observada na Ambev, que reforçou a família Beats recentemente, incluindo a Caipi Beats, um dos sucessos do carnaval de rua no Brasil, assim como lançou a Mike’s Ice. Além disso, apresentou os Vinhos Dante Robino, com opções de vinhos tintos, brancos e espumantes. “Queremos transformar a forma como o consumidor bebe coquetéis, democratizar o acesso ao vinho e antecipar tendências, sempre atendendo às demandas de nossos parceiros finais”, acrescenta Annelise.

As indústrias também têm percebido a demanda dos consumidores por novidades que remetam à saúde. Não à toa, o Grupo Heineken lançou recentemente um refrigerante considerado premium, o Clash’d, à base de malte e que utiliza ingredientes naturais em sua composição.

“O refrigerante Clash’d, lançado recentemente, é um exemplo de como estamos atuando no mercado. Hoje, especialmente após o cenário de pandemia, os consumidores estão mais preocupados com a saúde. Muitos acreditam na importância de uma alimentação mais saudável e em consumir alimentos cada vez mais naturais. Se os alimentos podem e devem ser mais naturais, as bebidas também podem”, diz Piccirello.

Os não alcoólicos são outra vertente buscada pelas grandes cervejarias, com o Grupo Petrópolis tendo grande variedade de opções, que recentemente foi reforçada por opções em latas em volumes maiores, de 473ml, da família TNT Energy Drink, entendendo ser esse formato uma demanda do seu público.

“A migração para produtos sem álcool tem várias razões, como o desejo de experimentar produtos mais leves. Já estávamos desenvolvendo um ótimo trabalho com nossa linha de isotônicos, energéticos, refrigerantes e águas. O público sempre tem sido muito receptivo à nossa variedade de produtos”, afirma Soraia.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password