fbpx
breaking news New

São Paulo ganha 21 PEVs para ampliar reciclagem de vidro; confira onde estão

PEVs foram instalados estrategicamente próximos a bares, restaurantes e áreas de grande circulação

A reciclagem de vidro em São Paulo recebeu um impulso com a instalação de novos contêineres para a coleta desse material. Essa expansão na disponibilidade de pontos de entrega do vidro para posterior reaproveitamento é fruto de uma parceria entre a Verallia e a Massfix, como parte do programa “Vidro Vira Vidro”.

A cidade agora conta com 21 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dedicados à coleta de vidro, que será posteriormente reciclado. Isso permite que São Paulo, que já dispunha de outros pontos de coleta, aumente sua capacidade de coletar esse material para reutilização.

Leia também – Heineken abre centro em Osasco para ampliar distribuição na Grande SP

A Verallia selecionou estrategicamente as localizações para esses PEVs, com o objetivo de facilitar o descarte do vidro. Os pontos foram instalados próximos a bares, restaurantes e áreas de grande circulação, como o Largo da Batata, a Praça Rotary e o Largo Nossa Senhora do Ó.

“A definição dos locais de instalação considera a densidade demográfica na capital paulista junto com um posicionamento estratégico em que há uma significativa presença de bares e restaurantes com grande circulação de pessoas. Nesta etapa foram priorizadas regiões como Vila Prudente, Freguesia do Ó, Largo da Batata, Campo Belo, Jd. Ipanema, Jd. Cruzeiro e Jd. Atlântico”, explica Quintin Testa, diretor geral da Verallia para América Latina.

A coleta dos vidros descartados nos PEVs será realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Ecourbis Ambiental e da Loga-Logística Ambiental, as concessionárias responsáveis pela coleta seletiva de resíduos na capital.

Após a coleta em São Paulo, o ciclo da reciclagem do vidro prossegue com o encaminhamento do material para cooperativas. Nesse processo, a Massfix é responsável por adquirir os vidros e, em seguida, enviá-los para a Verallia, que os utiliza na produção de novas embalagens.

Publicidade

A instalação dos PEVs faz parte do programa “Vidro Vira Vidro”, que também está sendo implementado em outras cidades e estados brasileiros. A Verallia informa que já instalou 621 contêineres em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A empresa tem como meta instalar 1,5 mil pontos até 2025.

“O objetivo da iniciativa, inclusive, é ampliar a coleta e a reciclagem do material, a instalação dos PEVs é uma forma de ampliar a conscientização da população sobre a responsabilidade ambiental com a correta destinação do resíduo. Cada contêiner possui a capacidade de estocagem de cerca de 800kg”, afirma o diretor geral da Verallia.

Aumentar esse número é fundamental para melhorar as taxas de reciclagem no Brasil, uma vez que estimativas indicam que apenas 25% do vidro consumido é reciclado, enquanto 75% acaba em aterros sanitários.

“No Brasil, infelizmente apenas uma pequena parte do vidro é destinado à reciclagem, aumentando a sobrecarga dos aterros e custo para as prefeituras. Por isso o Programa Vidro Vira Vidro é um importante aliado para ajudar o poder público a incrementar suas taxas de reciclagem”, conclui o executivo da Verallia.

Confira onde estão localizados os novos PEVs da Verallia em São Paulo:
Praça Rotary – R. Cel. Joviniano Brandão – 2 PEVs
Largo da Batata – Av. Brigadeiro Faria Lima – 7 PEVs
Largo Nossa Senhora do Ó – Praça da Matriz N. Senhora do Ó S/N – 7 PEVS
Garagem Sul – 1 – R. Otávio Tarquinio de Sousa, 223
Garagem Sul – 2 – Av. Francisco de Carvalho, 2
Garagem Sul – 3 – Praça Isaac Grinman, 246
Garagem Sul – 4 – R. Cel. Naul de Azevedo, 29
Garagem Sul – 5 – R. João Francisco Delmas, 117

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password