fbpx
breaking news New

Em expansão, Vidro Vira Vidro recolhe 52 toneladas em Trancoso em 6 meses

Iniciativa contribui com manutenção da paisagem turística e permite reaproveitamento de material

O Programa Vidro Vira Vidro, uma iniciativa promovida por Verallia e Massfix, tem experimentado crescimento na coleta de embalagens e na sua área de atuação no Brasil. Recentemente, a iniciativa alcançou o Nordeste, registrando a coleta de mais de 52 toneladas de vidro em Trancoso ao longo de seis meses.

De acordo com a Verallia, foram coletados 52.270 quilos entre abril e setembro, em ações envolvendo a comunidade local, a empresa produtora de embalagens de vidro e a Massfix, responsável pela operação logística. Após uma colaboração estreita com a população de Trancoso para entender a melhor abordagem para captação do material, o material coletado foi repassado à Verallia para a fabricação de novas embalagens de vidro.

Leia também – Negros estão subrepresentados nas cervejarias de todas as regiões do Brasil

Juliana Schunck, CEO da Massfix, expressou satisfação com os resultados, destacando o compromisso das comunidades em adotar práticas sustentáveis. “Esses resultados nos impulsionam a continuar avançando, expandindo nosso impacto e promovendo uma transformação positiva em todo o país”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

Publicidade

A iniciativa ganha importância por contribuir com a manutenção da paisagem turística de Trancoso, além de fortalecer a circularidade do vidro e garantir que todo o material descartado no local seja reciclado, a partir do estímulo à adoção de práticas mais conscientes.

“O Programa Vidro Vira Vidro foi criado dando continuidade ao nosso propósito: Reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados desta ação estão sendo muito positivos. Representamos uma parte importante na cadeia de reciclagem sendo uma das maiores produtoras globais de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, desta forma, temos o compromisso de avançar na agenda sustentável com ações de impacto positivo ao meio ambiente”, afirma Quintin Testa, diretor geral da Verallia para América Latina.

No balanço mais recente do Vidro Vira Vidro, a Verallia informou que já superou a meta para 2023, instalando 623 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em vez dos 500 planejados. Além disso, foram recuperadas 2.349 toneladas de vidro nas áreas envolvidas no projeto.

O CEO da Verallia enfatiza a importância de considerar todos os agentes na cadeia de circularidade do vidro, desde os catadores até a conscientização da população sobre o descarte adequado.

“Como indústria que reutiliza o caco como matéria prima, estamos estimulando todos os envolvidos de modo que consigamos ampliar o volume de vidro coletado retirando um resíduo pós consumo e reinserindo-o na cadeia produtiva”, finaliza Testa.

1 Comment

  • Fabio Lembi Reply

    10 de dezembro de 2023 at 10:59

    Excelente iniciativa que deveria ser uma obrigação nacional. Impossível falar de sustentabilidade quando se aterra materiais que poderiam ser reutilizados ou reciclados, diminuindo a extração de recursos naturais e minimizando os aterros que são passivos para as futuras gerações.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password