fbpx
breaking news New

Rio Mais Cerveja surge para tornar o estado referência mundial no turismo cervejeiro

Rio Mais Cerveja surge no momento em que o estado apresenta crescimento anual de 17% no número de fábricas instaladas

O turismo cervejeiro ganhou mais uma opção para o seu fortalecimento e expansão no Brasil. Nesta segunda-feira, foi lançado o projeto Rio Mais Cerveja – Beer Experience, uma iniciativa que nasce com a missão de fazer do estado do Rio de Janeiro uma referência no cenário mundial do turismo cervejeiro. Para isso, ele pretende desenvolver a atividade com a integração dos diversos atores do segmento e o apoio de profissionais com conhecida atuação na área.

O Rio Mais Cerveja vai atuar a partir de três pilares: desenvolvimento de experiências turísticas nas cervejarias, brewpubs, bares e produtores de lúpulo da Serra Fluminense; integração com o ecossistema turístico para comercialização desses produtos; e promoção do turismo cervejeiro e da cultura da cerveja artesanal para ampliar as fronteiras desse mercado.

Leia também – Entrevista: Com enorme potencial, turismo tem longo caminho a percorrer no setor

Ana Claudia Pampillón, turismóloga e coordenadora da Rota Cervejeira RJ, é uma das profissionais à frente do projeto. “Neste primeiro momento, vamos ativar a cidade do Rio de Janeiro, criar experiências locais e conectá-las com outras regiões do Estado. No futuro queremos difundir o projeto para todo o país”, explica.

Camila Mattos, mestre em turismo, especialista em marketing e comportamento do consumidor, e Rodrigo Baruffaldi, administrador de empresas, sommelier e co- fundador da cervejaria Overhop Brewing, também fazem parte do time, assim como Luana Cloper, especialista em marketing e gestão de eventos e projetos.

O Rio de Janeiro tem passado por um período de crescimento do setor, com abertura de fábricas e cervejarias, além de brewpubs e bares exclusivos. O estado ocupa a sexta posição no ranking de maiores produtores do Brasil, com 78 fábricas instaladas, apresentando um crescimento médio anual de 17%.

Publicidade

A Serra Fluminense concentra 1/3 deste montante e é reconhecida nacionalmente pelo seu pioneirismo na criação de uma rota cervejeira, a Rota RJ. Já a cidade do Rio de Janeiro conta com 17 estabelecimentos cervejeiros, é o polo indutor do turismo no estado e ainda não tinha uma rota estabelecida. O Rio Mais Cerveja, então, surge com o intuito de ocupar essa lacuna.


“Que outro destino tem essa vocação turística, que atrai visitantes do mundo todo, encantados pelas belezas naturais, pelos ritmos, pelos sabores e pela alegria? Agora, vamos atrair também pelas nossas cervejas e as experiências incríveis que elas podem proporcionar de forma integrada à cidade e ao estado”, destaca Luana Cloper.

Planos de integração
Camila Mattos, por sua vez, conta como agências de viagem, guias de turismo, hotéis, restaurantes, sommeliers, produtores e amantes de cerveja deverão se beneficiar com a criação do Rio Mais Cerveja.

“Nosso objetivo é capacitar, integrar e expandir. Por isso mantemos um relacionamento próximo com todo o ecossistema, ouvindo sugestões e planejando as ações de forma coordenada, sempre atentos ao comportamento do consumidor. Não é um projeto de cima para baixo, o Rio Mais Cerveja está realmente integrado com os anseios do setor”, ressalta Camila.

Já Rodrigo Baruffaldi conta que o projeto buscará integrar toda a cadeia do turismo cervejeiro. “Queremos unir toda a cadeia produtiva e inseri-la também no setor turístico cervejeiro, além de gerar novas possibilidades de negócios”.

O Rio Mais Cerveja é um dos projetos da empresa criada por esses quatro profissionais, a CMLC Consultoria Colaborativa. Ele está chancelado e conveniado às principais entidades de classe do setor, casos da Setur-RJ, Secec-RJ, Sectur-RJ, Accerj-tur, Firjan e Cadastur.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password