fbpx
breaking news New

Piracicaba ganha passeio cervejeiro a partir da união de 11 marcas em associação

Juntas na Piracerva, cervejarias também já criaram rótulo colaborativo e realizaram festival em praça

Piracicaba, um dos principais polos cervejeiros do interior paulista, agora conta com sua rota cervejeira. Esta iniciativa se tornou realidade neste mês e visa integrar as atrações turísticas da cidade, situada a 150 quilômetros de São Paulo, com mais de 400 mil habitantes, às suas cervejarias.

A Rota Cervejeira de Piracicaba utiliza o Trenzinho Turístico Maria Fumaça, conhecido por percorrer as atrações históricas e turísticas da cidade, para apresentar as cervejarias locais. Os passeios ocorrem todas as sextas-feiras, a partir das 18 horas, e podem reunir até 45 pessoas.

Leia também – Mundo das artesanais está distante do universo das comuns, indica pesquisa

Iniciado no último dia 8 pela Dama Bier, o passeio já tem a programação fechada para todo o mês de dezembro. Nesta sexta-feira, os interessados terão a oportunidade de visitar a A Tutta Birra. As próximas paradas incluem Cevada Pura (dia 22) e Green Fish (dia 29).

A rota é resultado da criação da Piracerva, a Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba, ocorrida na segunda metade deste ano. As 11 cervejarias que compõem a Piracerva são: Cevada Pura, Dama, Em Nome do Malte, Escafandrista, Green Fish, Kontainer Beer, Nhô Quim Cervejaria, Panela Cervejeira, Peixe Para, Vibeer e A Tutta Birra.

A Piracerva tem Lucas Romero, sócio-proprietário da Green Fish, como presidente.  “Juntas estamos em todos os estados brasileiros, produzimos mais de 300 mil litros/mês de cerveja e já conquistamos mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, inclusive, algumas já foram eleitas como as melhores do mundo em seus estilos. Isso nos deixa ainda mais orgulhosos, mas estamos nos unindo para que sejamos ainda mais fortes e, como associação, para que isso continue crescendo”, afirma.

Publicidade

A associação já criou sua primeira cerveja colaborativa, a Session IPA, uma cerveja de corpo leve, teor alcoólico baixo, coloração amarela âmbar e aroma característico de lúpulo. Quatro lúpulos foram utilizados na receita: Centennial, Cascade, Citra e Strata.

Nomeada de Session Pira, a cerveja foi produzida na fábrica da Dama Bier, totalizando 2.500 litros. Está disponível em latas e barris nas 11 cervejarias da Piracerva, além de bares parceiros, com as suas vendas contribuindo para a sustentabilidade financeira da associação.

“Foi uma honra para a Dama Bier receber e conduzir este projeto em nossas instalações. E nada mais icónico do que unir todas as cervejarias de Piracicaba através de uma cerveja feita por todos nós, pois nosso objetivo é trabalhar em conjunto com todas as integrantes da Piracerva na promoção da cultura cervejeira local”, diz Renato Bazzo, CEO da cervejaria.

Além disso, no final de novembro, aconteceu a primeira edição do festival Pira Beer, que reuniu as cervejarias da associação, food trucks e atrações musicais. Foram oferecidos mais de 50 rótulos de cerveja pelas componentes da Piracerva, com cada uma tendo levado, em média, cinco estilos diferentes das suas criações. Os responsáveis pelo evento, que durou três dias, relataram que foram vendidos mais de 5 mil litros de cerveja para as 9 mil pessoas que passaram pelo entorno do Casarão do Turismo, na Rua do Porto.

“Tudo isso é resultado do trabalho intenso da diretoria da Piracerva e da vontade de cada um dos integrantes em fomentar o mercado cervejeiro da cidade. E vem muita coisa boa por aí, aguardem!”, afirma Caio Truffi Polacow Sabbagh, diretor de comunicação e eventos da associação e proprietário da cervejaria Peixe Para.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password