fbpx
breaking news New

Cresce número de bares com prejuízo no começo de 2023, aponta pesquisa

Levantamento mostrou que 66% dos bares e restaurantes têm empréstimos bancários contratados

O começo de 2023 tem sido difícil para bares e restaurantes. Mesmo com o verão, aumentou o número de estabelecimentos que tiveram prejuízo em janeiro na comparação com dezembro de 2022, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo o levantamento, quase um quarto (23%) dos bares e restaurantes em todo o país registrou prejuízo em janeiro, um crescimento de 4% em relação ao resultado de dezembro. Outros 43% trabalharam com lucro (queda de 4%) e 34% ficaram em estabilidade.

Leia também – Preço da cerveja acelera nos bares e fica acima do IPCA em fevereiro

O levantamento sobre bares e restaurantes no início de 2023 mostrou, ainda, que 66% das empresas do setor têm empréstimos bancários contratados. A inadimplência é de 21% entre os que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre os que aderiram ao Pronampe, a linha de crédtio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, um índice bem acima dos 5,2% de todo o Brasil.

Além disso, em média 10,3% do faturamento das empresas que têm empréstimos está empenhado em pagar as parcelas. Para um terço delas (33%), o comprometimento da receita está acima deste patamar (24% têm entre 11% e 20% do faturamento empenhados, e para 9% o percentual está acima de 20%).

 “Em média, 10% do faturamento das empresas que tomaram empréstimos está sendo aplicado em pagar dívidas bancárias, um índice muito alto. Não à toa, a inadimplência em relação a empréstimos de linhas regulares já atinge uma em cada cinco destas empresas”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Repasse da inflação?
O levantamento também mostra que 55% das empresas não estão conseguindo reajustar os preços conforme a média de inflação, sendo que 29% fizeram reajustes abaixo do índice e 26% não conseguiram realizar reajuste algum. Outros 35% aumentaram conforme a média e apenas 10% subiram os valores no cardápio acima deste índice.

Publicidade

Recentemente, dados do IBGE mostraram que o preço da cerveja teve crescimento expressivo nos bares em fevereiro, mês posterior ao levantamento da Abrasel, registrando alta de 0,99% fora do domicílio, grupo que representa o setor, ficando acima do índice oficial da inflação do Brasil, o IPCA, de 0,84% para o segundo mês de 2023. Mas a inflação geral nos bares e restaurantes foi menor, de 0,50%, em fevereiro.

Todos na luta contra o assédio
A pesquisa da Abrasel, que ouviu 1.477 empresas de todo o país, também abordou o tema do assédio e violência contra mulheres nos estabelecimentos. O assunto voltou a ser pauta com projetos de lei e decretos em estados e municípios, como é o caso da recém-sancionada Lei 17.635/2023, no estado de São Paulo, estabelecendo que funcionários de bares, restaurantes, boates e estabelecimentos similares recebam treinamento para identificar e inibir condutas de assédio sexual e estupro contra mulheres dentro desses ambientes.

Leia também – Lei põe bares na luta contra assédio às mulheres em SP; veja como será

Publicada em 18 de fevereiro, a lei prevê que gestores e responsáveis pelos espaços terão 60 dias para se regularizarem. E segundo a pesquisa da Abrasel, apenas 13% dos estabelecimentos pesquisados em todo o Brasil implementaram sinalização sobre canais de denúncia ao assédio contra mulheres, sendo que 67% pretendem fazê-lo.

Outras medidas que devem ter ampla adesão são o treinamento dos funcionários para lidar com as situações de assédio/violência (78% implementaram ou pretendem implementar) e o protocolo para acionamento imediato de autoridades (74% implementaram ou pretendem implementar).

Porém, há medidas que os donos dos estabelecimentos não consideram viáveis de serem implementadas. É assim para 52% dos respondentes sobre a vigilância especial em áreas isoladas ou com pouca iluminação, assim como para 58% dos participantes quando questionados sobre ter espaço físico reservado para acolhimento.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password