fbpx
breaking news New

Preço da cerveja acelera nos bares e fica acima do IPCA em fevereiro

Nos bates e restaurantes, indicador chegou aos 6,38% ao longo do período de 12 meses

O preço da cerveja teve crescimento expressivo nos bares em fevereiro. De acordo com o IBGE, o produto registrou alta de 0,99% fora do domicílio, grupo que representa estabelecimentos como restaurantes e bares, ficando acima do índice oficial da inflação do Brasil, o IPCA, de 0,84% para o segundo mês de 2023.

Essa alta do preço da cerveja em estabelecimentos fora do domicílio em fevereiro levou a sua inflação para 1,42% no primeiro bimestre do ano, superando o 1,37% do IPCA no mesmo período. Já ao longo dos últimos 12 meses, o indicador chegou aos 6,38%, também acima dos 5,60% da inflação oficial.

Leia também – Lei põe bares na luta contra assédio às mulheres em SP; veja como será

Em fevereiro, o preço da cerveja no domicílio, em geral comercializada no varejo e em supermercados, sofreu desaceleração expressiva em relação a janeiro, ficando em 0,25%, contra 1,50% no mês anterior. Agora, então, tem alta de 1,75% no primeiro bimestre e de 9,80% no período de 12 meses, ambas acima do IPCA.

Já o item outras bebidas alcoólicas teve comportamento oposto ao da cerveja em fevereiro, com inflação bem mais alta no varejo do que nos bares. No domicílio, o reajuste foi de 0,95%. Agora, então, está em 0,77% em 2023 e em 9,11% em 12 meses. Já fora do domicílio, a inflação foi de 0,33% em fevereiro. O índice fica nos mesmos 0,77% no ano e em 7,36% desde o período iniciado em março de 2022.

No mês de fevereiro, a cesta de alimentação e bebidas apresentou inflação de 0,16%. O grupo acumula alta de 0,76% no primeiro bimestre de 2023, ficando em 9,84% no somatório dos últimos 12 meses.

Educação puxa inflação
O grupo educação foi o destaque na inflação de fevereiro, sendo responsável pelo maior impacto (0,35 p.p.) e com a maior variação (6,28%). “Fevereiro é sempre muito marcado pela educação, pois os reajustes efetuados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano são contabilizados nesse mês. Normalmente, essa alta de educação fica indexada ao próprio IPCA, ou seja, o reajuste das mensalidades é baseado na inflação do ano anterior”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Campeãs da inflação
Entre as cidades pesquisadas pelo IBGE, a cidade com maior inflação da cerveja no domicílio em fevereiro foi São Luís, ficando em 4,77%, seguida por Aracaju, onde a alta foi de 2,81%. Já nos bares, a campeã do reajuste da cerveja foi Goiânia, onde o índice chegou a 2,64%. O indicador ficou em 2,42% em Salvador.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password