fbpx
breaking news New

Sommelier da Ambev é 1º preto da América Latina a obter Certificação Cicerone

Charleston Agrícola se tornou um dos 11 brasileiros com certificação em programa iniciado em 2008

Charleston Agrícola, sommelier de cervejas da Ambev, tornou-se o primeiro homem negro da América Latina a obter a Certificação Cicerone, considerada parte de um dos principais programas do setor, que reconhece profissionais com conhecimentos avançados sobre cervejas e práticas de serviço.

Para conquistar a Certificação Cicerone, é necessário ser aprovado em uma prova final de quatro horas, sendo as três primeiras dedicadas a uma etapa escrita com mais de 150 questões que abordam temas como ingredientes, produção, estilos, armazenamento, manutenção, conhecimento histórico e harmonização. Além disso, é realizada uma prova prática que envolve a identificação de estilos e defeitos sensoriais.

Leia também – Balcão da Fê Bressiani: Produção de cerveja e avaliação sensorial, um caso de amor e acertos

“Estou muito grato e espero que minha jornada inspire outras pessoas”, afirma Charleston. “A certificação Cicerone não é apenas reconhecimento do entusiasmo e energia que coloco no meu trabalho, dia após dia, mas uma celebração da qualificação que podemos trazer para o universo cervejeiro nacional. Não quero parar por aqui, ainda quero alcançar os próximos níveis da certificação”, acrescenta.

Além de Charleston, a Ambev teve outro profissional a obter a Certificação Cicerone em sua última prova, a argentina Camila Casavilla. Ambos são professores na Academia da Cerveja, a escola de educação cervejeira da companhia.

Publicidade

“O desafio começou desde o momento que confirmei que eu queria fazer a prova. Sem visto americano e sem ter feito o Beer Server, tive que resolver essas duas questões. E resolvi mais rápido do que imaginava.  Hoje estou mega feliz em dizer que sou a 11° pessoa Certified Cicerone no Brasil”, comemorou Charleston, à época, em seu perfil no Instagram.

Na última prova, além de Charleston, Priscilla Colares foi outra profissional do Brasil a obter a Certificação Cicerone. Ambos se juntaram a outros nove representantes do país que carregam tal status.

“Foi difícil e desafiador, mas estou muito feliz com essa conquista que reafirma minha seriedade e profissionalismo dentro do setor cervejeiro”, celebrou Priscilla, a segunda brasileira a conquistar a certificação.

Os outros brasileiros com a Certificação Cicerone são: Alexandre Levy Figliolino, Harriot Junior, Guilherme Laux, Francis Mainardi, Guilherme Mixtro, Frederico Oliveira de Paula, Eduardo Pelizzon, Beatriz Ruiz e Danilo Ruza.

O que é o programa?
O Programa de Certificação Cicerone  teve início em 2008 nos Estados Unidos para ajudar a aprimorar o conhecimento profissional e as habilidades de atendimento. A iniciativa certifica e forma profissionais da cerveja com o objetivo de elevar a experiência para os consumidores.

Ele é dividido em quatro níveis: Certified Beer Server, o mais básico, com 239 brasileiros sendo detentores desse certificado. Além da Certificação Cicerone, os outros níveis são o Advanced Cicerone e o Master Cicerone. Ninguém do Brasil possui tais certificações, já obtidas por 177 e 28 profissionais no mundo, respectivamente.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password