Programas de Ambev e Heineken já levam energia renovável para mais de 6,5 mil bares

Ações estão abertas para adesão de qualquer bar e são gratuitas

A sustentabilidade entrou no cardápio obrigatório dos bares e restaurantes. Além de fornecerem as cervejas e outras bebidas a serem consumidas pelos visitantes desses estabelecimentos, a Ambev e o Grupo Heineken também contam com programas que levam energia renovável aos bares, contribuindo para um futuro mais sustentável.

As iniciativas estão em consonância com o compromisso das duas empresas, associadas ao Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), de serem carbono neutro em toda a sua cadeia de valor até 2040. Os programas são denominados “The Energy Collective”, liderado pela Ambev, e “Heineken Energia Verde”, ligado à multinacional de origem holandesa.

Publicidade

Ainda em fase inicial, as ações estão abertas para a participação de qualquer bar e são gratuitas, sendo que mais de 6,5 mil estabelecimentos já aderiram aos programas, de acordo com os dados fornecidos pelas duas companhias.

“Não conseguiríamos cumprir nossas metas e fazer com que esses projetos fossem bem-sucedidos sem criar uma parceria bem estruturada com os bares e restaurantes”, destaca Ornellla Vilardo, diretora de sustentabilidade do Grupo Heineken, apontando a importância de engajar bares em relação aos compromissos de sustentabilidade da indústria da cerveja.

The Energy Collective foi a ampliação de uma ação que começou em 2020, quando a Ambev iniciou o processo de aceleração da Lemon Energia, com o intuito de levar energia renovável aos bares e restaurantes. “Desenvolvemos e ampliamos essa iniciativa de conectar bares e estabelecimentos parceiros a fontes de energia renovável, de maneira acessível e descomplicada”, afirma a Ambev.

Leia também – O que um evento precisa fazer para ser sustentável e como cervejarias engajam o público

A iniciativa não só aumentou o alcance do programa para levar energia renovável aos bares, como, com o apoio da AB InBev e da Budweiser, foi lançada globalmente, tendo o Brasil como principal foco inicial.

Publicidade

“Estabelecimentos parceiros podem comprar energia renovável de usinas solares ou de outra fonte sustentável (como biogás), sem a necessidade de investir em obras ou recursos externos. É feita uma conexão com geradores de energia renovável, que além de ser uma opção melhor para o meio ambiente, também ajuda a reduzir custos com eletricidade”, explica a Ambev.

A ambição do projeto para o Brasil é que 250 mil estabelecimentos (bares, restaurantes, casas de shows e estádios) façam a transição para energia renovável até 2025, o que equivaleria 290 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera (equivalente ao trabalho mensal de mais de 4 milhões de árvores plantadas). E a prática ainda contribui para que bares reduzam suas despesas com energia.

Nos primeiros três anos de parceria, a Lemon já chegou a mais de 4,5 mil estabelecimentos em 5 estados do país, representando uma economia de mais de R$ 7 milhões nos gastos com contas de luz de seus clientes. Os descontos variam entre 10% e 20% para os estabelecimentos. Para além da economia, os impactos de consumo de energia sustentável através dos serviços com a Lemon também são relevantes ao planeta: são quase 6 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas

Ambev

Já olhando para o compromisso de ampliar o uso de energias renováveis na cadeia e facilitar o acesso as esse recurso pelos bares, o Grupo Heineken oferece o programa Heineken Energia Verde. A companhia estima que bares e pontos de vendas possam ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. E isso sem taxa de adesão ou obrigatoriedade de fidelidade.

“O projeto de energia distribuída faz parte do Green Your City, uma plataforma de sustentabilidade e cultura da marca Heineken, focada em três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável”, destaca Ornella.

Iniciado em 2021, o Heineken Energia Verde tem a meta de levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras até 2030. Além disso, desde o ano passado, também pode ser adotado por pessoas físicas, o que ampliou a sua área de atuação e alcance.

Até o momento, dois mil estabelecimentos parceiros aderiram ao programa em todo o país. Em 2022 o programa foi estendido para consumidores residenciais e o desconto para pessoa física pode chegar até 20% na conta. Ao longo de 2022, dez mil consumidores residenciais e dois mil estabelecimentos receberam o benefício

 Ornellla Vilardo, diretora de sustentabilidade do Grupo Heineken
Publicidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here