O que um evento precisa fazer para ser sustentável e como cervejarias engajam o público

Grandes festivais musicais podem fornecer diversão, ações sustentáveis e conscientização do público

Estimulados pela presença de grandes estrelas e pela possibilidade oferecida de diversão, os eventos têm ganhado um novo desafio para serem bem avaliados pelo público: a necessidade de adoção de iniciativas sustentáveis por marcas envolvidas em sua organização e patrocínio, não importando a área de atuação.

O consumidor, claro, continua indo a grandes eventos, prioritariamente, pelo interesse despertado por suas atrações, ainda mais após o grande hiato provocado pela pandemia do coronavírus. Mas o cenário de mudanças climáticas tornou urgente ações para amenizar impactos, em busca de saídas que viabilizem a sobrevivência do planeta. É dentro desse contexto que iniciativas concretas que promovam a sustentabilidade se tornaram mandatórias.

Publicidade

Onipresente em grandes eventos e percebendo essa necessidade, a indústria cervejeira tem buscado ir além de ações em sua atividade-fim para se tornarem mais sustentáveis. Afinal, hoje é esperado o engajamento em todos os passos, o que inclui festivais que contam com marcas das gigantes Ambev e Grupo Heineken como patrocinadoras. Ao mesmo tempo, esses eventos se tornam interessantes plataformas para divulgação de ações sustentáveis que podem ser levadas para outras atividades cotidianas.

Dentro do conceito básico da sigla ESG, a urgência abarca aspectos ambientais, mas não apenas eles. E quem está envolvido na promoção de eventos também precisa absorver fatores financeiros e sociais, como alerta Kauan Ramalho, sócio da Boomerang Soluções Ambientais.

“Gerenciamento de resíduos e descarbonização são medidas interessantes, mas não tornam um evento 100% sustentável.  Questões de diversidade de casting, ter mulheres em cargos de liderança e uma equipe difusa em gênero, raça e credos também são importantes, assim como o aspecto financeiro, que envolve as pessoas ganharem adequadamente para a realização de um trabalho”, diz.

Leia também – Sustentabilidade no Guia: Como a pluralidade pauta iniciativas no setor cervejeiro

A indústria cervejeira tem lidado com o conceito da geração de impacto positivo em todo o ecossistema. E para que isso ocorra em um evento, esse deve ser o foco desde o início do planejamento até a sua realização, passando por diversas etapas, desde a definição da equipe que vai trabalhar no local à destinação dos resíduos gerados, assim como garantindo a conscientização do público presente.

“Para que um evento seja sustentável, o planejamento precisa ser diferenciado. Você precisa pensar os processos, tomar medidas que evitem, por exemplo, o uso de materiais descartáveis em cenografia”, acrescenta o sócio da Boomerang. “Ainda no alinhamento prévio com os fornecedores é importante contar com operadores e agências que compartilhem os mesmos objetivos que a gente, maximizando forças para garantir os direcionais básicos que precisamos seguir”, acrescenta André Miotto, gerente de experiential marketing and sponsorship da Ambev.

Publicidade

De acordo com a Ambev, nos eventos em que está envolvida, as ações sustentáveis priorizam quatro pilares: água, mudanças climáticas, embalagem circular e comunidade. A partir disso, a indústria lida com diversas questões como diversidade e inclusão nas equipes de staffs, fornecimento de água de maneira gratuita e incentivo do consumo moderado de bebidas alcoólicas, coleta seletiva dos resíduos e destinação para reciclagem, reaproveitamento de estruturas e materiais para ambientação e cenário, além da neutralização de carbono que geramos com nossos eventos.

A busca por mais engajamento de todos passa no Grupo Heineken pela plataforma Green Your City, focada em projetos que englobam as áreas de sustentabilidade e cultura. Lançada em 2021, a iniciativa possui compromissos que envolvem os pilares de cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável.

É através dela que o Grupo Heineken atua para promover “festivais mais verdes”, aproveitando que suas marcas patrocinam grandes eventos musicais, como Rock in Rio e Popload, em um reforço da sinergia com a área de sustentabilidade.

“O principal propósito é estimular que as pessoas sejam agentes de transformação da sociedade e reflitam sobre a importância de um mundo mais verde e equilibrado. Por meio das ativações, queremos ressaltar nossos pilares de sustentabilidade e mostrar que cidades e festivais podem ser mais verdes”, destaca Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.

Em busca de mais colaboração e integração entre diferentes empresas e instituições e confirmando que essa é uma jornada coletiva, a Ambev conta, inclusive, com um guia para eventos sustentáveis, criado a partir do conhecimento da sua equipe, mas também dos aprendizados adquiridos com parceiros.

O nosso objetivo é sintetizar as questões básicas que são importantes para garantir que um evento seja mais sustentável: energia limpa, separação dos resíduos na hora do descarte, diversidade nas equipes de produção, reaproveitamento de estruturas, redução e/ou compensação de carbono, consumo consciente etc.

André Miotto, gerente de experiential marketing and sponsorship da Ambev.

Mas a jornada sustentável não está encerrada com a conclusão do evento. É preciso, para as cervejarias, acompanhar a atuação dos demais envolvidos, como produtora e fornecedores, para garantir que medidas sustentáveis sejam de fato realizadas, como a destinação correta de resíduos e a neutralização das emissões de carbono. Assim, a mensagem passagem em um festival de música vai reverberar após a sua realização.

Como nossos principais assets giram em torno de grandes eventos, como festivais de música, decidimos que todas as ativações da marca seriam desenvolvidas com base na mensagem principal: ‘festivais mais verdes’, que funciona como fio condutor das iniciativas

Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil
Publicidade

1 COMMENT

  1. Um grande aliado dos eventos ecológicos é o chope. Em barris que são reutilizáveis, podem ir direto do fermentador para o copo dos clientes. Importante também o incentivo a ecocopos reutilizáveis. Assim evitamos milhares de recipientes e embalagens. Que mesmo sendo reciclados, utilizam energia e água no processo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here