fbpx
breaking news New

Ação entre amigos se transforma em e-commerce cervejeiro na pandemia

Artesanow Beer Club conta com algumas das mais renomadas marcas de artesanais, como Dogma, Everbrew, Doktor Bräu e Schornstein

Ao mesmo tempo em que reforçou graves problemas econômicos, que se refletem no dia-a-dia da sociedade, a pandemia do coronavírus também ficou marcada por mudanças de vida e criação de empreendimentos. Foi assim, inclusive, que surgiu o Artesanow Beer Club, um e-commerce criado a partir do êxito de uma ação entre amigos em São Paulo.

Hoje sócios do Artesanow Beer Club, os primos Felipe Caetano e Alexandre Quaresma lideravam a compra de cervejas artesanais entre um grupo de amigos. Os rótulos encontrados, os bons preços e a prestatividade deu fama a eles. E rendeu, em meio à pandemia, a criação do, então, Beer Club, no fim de 2019.

Leia também – Colorado lança chope com uva passa para as festas do fim do ano

“Sempre tomamos muita cerveja, mas tínhamos dificuldade de encontrar alguns rótulos. Pegávamos para a gente, depois passamos a pegar para amigos. Criamos um grupo de WhatsApp e isso começou a crescer”, relembra Felipe.

Como surgiu a partir da ideia de ajudar amigos, o e-commerce tem buscado, desde então, mas agora de modo mais profissional, manter uma ação educativa em suas vendas. No início das atividades, inclusive, os primos preparavam um guia para cada comprador, com informações sobre os rótulos adquiridos e suas cervejarias, os estilos, formas de harmonização e sugestão de copos para consumo.

Esse tipo de ação se tornou inviável com o passar do tempo e o aumento do volume de vendas, mas os responsáveis pelo Artesanow Beer Club não deixam de seguir próximos aos compradores. Assim, mantêm em funcionamento grupos de WhatsApp do e-commerce, alguns com uma espécie de venda para o atacado e os outros que operam com o modo de conversas ativo.

Publicidade

Em seu portfólio, o Artesanow Beer Club conta com algumas das mais renomadas marcas de artesanais, como Dogma, Everbrew, Doktor Bräu, Schornstein e Seasons, embora o foco dos sócios também esteja naqueles rótulos mais raros. E algumas dessas marcas também ajudam nesse foco de educar o consumidor, com o envio de material informativo junto com as cervejas entregues pelo e-commerce.

“No começo, toda compra ia com um PDF, explicando sobre as cervejas, harmonização, tipo de copos. A ideia é ser algo mais educativo. Algumas cervejarias também ajudam com informações que mandamos para o consumidor. É um público que quer ter acesso à informação”, diz Felipe.

Para ele, inclusive, ainda há um grande público a ser conquistado, que deseja aprender sobre cervejas artesanais e não tem acesso suficiente às informações para realizar suas escolhas. “Avalio que 60% a 70% das vendas são de indicação, é um público muito iniciante no ramo. Vejo que muitas pessoas têm vergonha, achando que não sabem escolher o que comprar. Dizem que querem comprar, mas não sabem qual cerveja”, acrescenta.

Há três meses, o Artesanow Beer Club expandiu as suas atividades ao passar a contar com o seu site. Agora, com essa expansão, como reconhece Felipe, o desafio é manter o clima de comunidade, surgido nos grupos de WhatsApp, para essa plataforma. Já como estratégia para conquistar o público, o e-commerce oferece cashback em todas as compras, além de desconto de 10% na primeira. E ainda realiza entregas em todo o Brasil.

“Queremos aumentar a comunidade, mantendo a interação entre as pessoas que compram. Ter o que possuímos no WhatsApp, com dicas sobre as cervejas. O desafio é como fazer isso. Queremos pessoas que queiram compartilhar a experiência, trazer e ensinar mais pessoas, sendo mais educativos”, conclui Felipe.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password