fbpx
breaking news New

Alem Bier e Blumenau dominam o Concurso Brasileiro de Cervejas

alem bier concurso brasileiro
Com 160 categorias, Concurso Brasileiro de Cervejas distribuiu 332 medalhas, sendo 106 de ouro, na premiação da sua décima edição

A Alem Bier e a Blumenau foram os principais destaques do Concurso Brasileiro de Cervejas, que realizou a sua cerimônia de premiação nesta terça-feira. Afinal, enquanto a marca de Flores da Cunha (RS) foi eleita a melhor cervejaria da premiação, a de Blumenau (SC) teve a cerveja “Best of Show” do evento.

O acúmulo de premiações rendeu para a Alem Bier o prêmio de melhor cervejaria do Concurso Brasileiro. Para isso, conquistou quatro medalhas de ouro, além de três pratas e três bronzes.

Leia também – Festival do Lúpulo atrai 4 mil pessoas no carnaval com imersão, concurso e palestras

A Blumenau, que leva o nome da cidade catarinense onde é realizado o evento, foi a segunda colocada, com três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, repetindo o resultado de 2021. Além disso, a CraftLab Grodziskie, do estilo Grodziskie, foi eleita a Best of Show, ou seja, a melhor cerveja do evento.

Com Alem Bier e Blumenau, o pódio das melhores cervejarias do Concurso Brasileiro também contou com a Sabores do Malte. A marca de Maringá (PR) ficou em terceiro lugar, com três medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze – no ano passado, havia sido eleito o melhor brewpub.

Na categoria Best of Show, destinada a premiar as melhores cervejas do concurso, a Unika, de Rancho Queimado (SC), com a sua Catharina Sour, a Catharina Sour Caju e Pitanga, levou a medalha de prata. E o bronze foi para a B7, uma Experimental Indian Pale Ale, da Bragantina, de Bragança Paulista (SP).

Esta edição do Concurso Brasileiro de Cervejas distribuiu 332 medalhas, sendo 106 de ouro, 108 de prata e 118 de bronze. Entre as 160 categorias de estilos inscritos, a American India Pale Ale (IPA) teve a maior quantidade de participantes, com 211 amostras, seguida pela American Pale Ale (APA), com 125, e pela Catharina Sour, com 117 amostras. Confira a lista de cervejarias premiadas.

Publicidade

O Concurso Brasileiro de Cervejas teve a sua cerimônia de premiação realizada na noite desta terça, sendo aberta ao público, com a realização de apresentações musicais, depois de dois eventos do setor, que também estavam agendadas para ocorrer neste mês em Blumenau, terem sido adiados por causa da pandemia, casos do Festival Brasileiro da Cerveja e da Feira da Cerveja, ambos remarcados para a primeira semana de maio. Já o Congresso Internacional da Cerveja será nesta quarta e quinta-feira (9 e 10).

Até por isso, esta premiação do CBC, a décima da sua história, só permitiu o acesso ao Don Concept Hall às pessoas que apresentassem na entrada do local um passaporte vacinal contra a Covid-19 ou um teste PCR feito 48 horas antes do evento.

O CBC deste ano contou com 3.635 rótulos inscritos e 587 cervejarias de todo o país, números apontados pela organização como recorde e que representaram incrementos de 15% e 26%, respectivamente, em relação ao evento realizado em 2021

A décima edição do CBC foi realizada após uma grande controvérsia. No final do ano passado, o coletivo AfroCerva, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e 12 cervejarias, incluindo a Ambev e o Grupo Heineken, se manifestaram contra a presença de uma pessoa, acusada de cometer atos racistas, entre os integrantes da organização do concurso.

Responsável pelo evento, a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) negou que um dos profissionais acusados de envolvimento nos casos estivesse fazendo parte da preparação e execução do campeonato cervejeiro. Entretanto, à época, a organização do CBC ignorou os pedidos da reportagem do Guia para ter acesso a uma lista com o nome dos organizadores do evento e de seus jurados. E optou por não responder aos pedidos de esclarecimento da AfroCerva, embora a Ablutec tenha cobrado que o nome do profissional alvo da acusação tivesse o seu nome tornado público, o que não aconteceu.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password