fbpx

Balcão A Dança: “Você não sente nem vê, mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo…”

Dois pares de olhos se cruzam pelos corredores de um dos maiores festivais técnicos do segmento cervejeiro da América Latina e criam automaticamente uma cumplicidade e conexão que pareciam obra de um forte imã – ou mesmo pela ligação de raízes bem profundas e antigas.

Esses pares, passo a passo, se multiplicavam a cada esquina dobrada, e ali, sem muitas palavras, a certeza de que já não estavam sós, era evidente.

E foi assim que vivenciamos em 2022, em São Paulo, um histórico e simbólico momento de ampliação do mercado cervejeiro, discutindo, durante os três dias de Brasil Brau, tecnologias e inovações, amizades, novos aromas e sabores, cores e ritmos. E, acredite, o Brasil fica muito mais bonito quando ele se parece com… o Brasil!

Talvez justamente por isso, o painel “Diversidade e inclusão no mercado cervejeiro” tenha sido sucesso e destaque na feira – dando inclusive sold out!

Estamos muito phyn@s e potentes! E o melhor. Com a certeza de que podemos discutir muito mais (de forma profissional e técnica) do que os assuntos abordados no painel!

E embora tardiamente e fora das lógicas e ordens editoriais, como essa é minha primeira coluna no Guia, vale falar um pouquinho sobre mim!

Prazer, Leandro Sequelle. Morador do Grajaú – extremo sul da capital paulista. Encontrei na cerveja artesanal uma forma de continuar o trabalho de construir pontes e materializar o impossível rumo a um mundo melhor. Antes trabalhei com arte (produção, curadoria, e mentoria artística) e educação (sendo educador e coordenador de projetos socioculturais nas periferias). Decidi que a cerveja poderia contribuir com seu aspecto agregador lúdico e potencial comercial com essa transformação.

E não é que tem dado certo?

Criamos uma marca de cerveja. Essa marca ganhou notoriedade nas mídias abertas e especializadas, e hoje somos o que tem sido chamado de referência no assunto. Mas temos muita consciência de que esse nosso mercado ainda é um bebê que está se desenvolvendo, e as lutas por um equilíbrio social são continuadas.

Então, se pensarmos na grandeza de nosso país, e sua diversidade em diálogo direto com o que buscamos para identidade de nosso líquido sagrado, ainda há muito a ser feito. Seja no desenvolvimento de mercado, seja em identidade, impacto e transformação social.

Há muito a ser feito.

Diálogo a diálogo. Copo a copo. Olhar a olhar.

“Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer…”

Cheers!


Leandro Sequelle é morador do subdistrito do Grajaú, bairro no extremo sul de São Paulo, sendo idealizador da cervejaria social Graja Beer. É tido como referência na pauta diversidade dentro do mercado e atua junto à Abracerva na busca da ampliação das soluções referentes ao tema.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password