fbpx
breaking news New

“Vizinhas”, Bragantina e Los Compadres se unem para lançar uma Grisette

Novidade das cervejarias da região bragantina possui 4,1% de graduação alcoólica e 8,5 IBUs de amargor

Procedentes da mesma região e parceiras em diversas etapas da atividade cervejeira, Bragantina e Los Compadres se uniram para colocar em prática aquilo que mais as une, no seu objetivo-fim: a cerveja. Foi essa confluência de atuações que as levou a produzir, juntas, a Louise Grisette.

As duas marcas são da região bragantina, no interior paulista. E, enquanto a Bragantina até a carrega em seu nome, estando localizada em Bragança Paulista, a Los Compadres fica em Atibaia. Estão separadas por uma distância inferior a 30 quilômetros. E, ao mesmo tempo em que atendem a um público parecido, têm atuado coletivamente para aumentar o alcance, tornando a atividade mais lucrativa.

Leia também – Entrevista: “O setor estará consolidado, maduro e menos fragmentado em 5 anos”

Como explica Tarcízio Candelária, sócio-proprietário da Bragantina, as marcas já faziam várias ações juntas, como a compra de insumos. Mas faltava a mais óbvia: produzir uma colaborativa. “Temos uma admiração mútua pelos trabalhos e uma proximidade. Começamos a fazer algumas compras em conjunto e então veio a ideia de fazermos uma cerveja juntos.”

Com a ideia definida de unir forças para uma colaborativa, tirar a Louise Grisette do papel foi um passo natural. Coletivamente, Bragantina e Los Compadres definiram o estilo e a receita. E as etapas para que a cerveja chegue ao consumidor também são bem divididas: a marca de Bragança Paulista fica responsável pela sua produção, enquanto o seu envase é de responsabilidade da artesanal de Atibaia.

Clássica e rara
A cerveja leva o seu estilo – Grisette – no nome e possui 4,1% de graduação alcoólica. Tem, ainda, 8,5 IBUs. O estilo, antigo e hoje pouco reproduzido, é uma Ale belga de teor alcoólico e amargor baixos, sendo produzido com malte de trigo. Não filtrado, tem certa turbidez e uma coloração amarelo vivo a amarelo palha, sendo fácil de beber e refrescante.

“Decidimos fazer uma cerveja clássica, de um estilo clássico, tentando repetir o que era feito na época na Bélgica, na França, no século XIX. A ideia da fermentação foi de simular algo que acontecia na época, com a fermentação espontânea”, destaca Alexandre Gonçalves, sócio-proprietário e diretor-geral da Los Compadres

A sua fermentação é mista e inclui o uso da levedura brettanomyces, como explica Mariana Linhares, sommelière e responsável pelo marketing da Bragantina.

Será apenas essa edição especial, e especial mesmo, porque, além dos ingredientes, tem o fato de termos feito fermentação com brettanomyces, o que dá um charme muito especial na cerveja

Mariana Linhares, sommelière e responsável pelo marketing da Bragantina

O rótulo também recebeu a adição da fruta lichia em sua receita. “A ideia aqui foi de dar uma tropicalizada, pela adição de frutas, algo que está bastante em evidência no Brasil. E sendo algo que apareceria no sabor”, acrescenta o sócio da Los Compadres.

De acordo com as parceiras, o nome Louise Grisette foi criado com o intuito de remeter à força das mulheres do século XIX, tanto que a cerveja leva em seu rótulo uma dançarina de cancan, bastante popular no período, especialmente em cabarés franceses, depois sendo “exportada” para países de todo o mundo.

Através do e-commerce, a Louise Grisette está disponível para entregas em oito estados – Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo –, além do Distrito Federal. Ela também pode ser encontrada em bares especializados e nas taprooms da Bragantina e da Los Compadres em chope ou lata de 473ml.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password