fbpx
breaking news New

Brasil Beer Cup introduz projeto para identificar roda sensorial nacional

Jurados estão sendo avaliados e treinados a partir das referências de aromas brasileiros

O Brasil Beer Cup, concurso internacional de cervejas que está sendo realizado nesta semana em Florianópolis (SC), conta, nesta edição, com um projeto pioneiro de análise sensorial. Sob a liderança de Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer e organizadora do evento, o projeto visa a identificação da “roda sensorial brasileira”.

Com a roda sensorial brasileira, se busca classificar e descrever as características sensoriais das cervejas produzidas no país, fornecendo uma ferramenta precisa e compartilhada para identificar os aromas, sabores e outras particularidades das produções nacionais.

Leia também – Hop Bros e Brewstone brilham na etapa Nordeste da Copa Cerveja Brasil

A iniciativa é parte do projeto de pós-doutorado de Amanda, cujo objetivo é renovar e reclassificar todas as rodas sensoriais, destacando uma específica para os aromas brasileiros. Ela avalia que a iniciativa “vai trazer um grande norte para esse e outros concursos, para ter dados científicos sensoriais de características únicas brasileiras”.

Esse esforço pode impulsionar uma análise sensorial mais sofisticada e precisa, proporcionando aos apreciadores e especialistas uma linguagem comum para descrever as complexidades sensoriais das cervejas.

No Brasil Beer Cup, os jurados estão sendo treinados e avaliados com base em referências de aromas brasileiros. Isso aprimora não somente suas habilidades sensoriais, mas também permite avaliações mais detalhadas das amostras de cervejas brasileiras.

Publicidade

Uma roda sensorial estabelece um conjunto comum de termos e categorias para descrever características sensoriais. Isso é fundamental para padronizar as avaliações em concursos de cerveja, pois dá aos jurados uma ferramenta específica para a realização das análises de acordo com as características desejadas e esperadas para o estilo e região.

A competição
O Brasil Beer Cup, realizado pelo Instituto Science of Beer, começou na última segunda-feira (21) em Florianópolis, com mais de 80 jurados de 16 nacionalidades analisando rótulos. Os vencedores serão anunciados no próximo sábado (26) durante uma cerimônia especial com uma festa open bar aberta ao público, marcada para as 19 horas.

As premiações do concurso ocorrerão por estilo de cerveja, enquanto a categoria “Cervejas do Ano” será dividida em 14 grupos. Além disso, haverá a distinção de “Cervejarias do Ano” para diferentes tamanhos de cervejarias, incluindo cervejarias ciganas e brewpubs. O prêmio individual de “Cervejeiro/a do Ano” será concedido ao cervejeiro/a com mais premiações.

O concurso conta com o uso do aplicativo Beer Sensory para a avaliação das cervejas. Desenvolvida pela equipe do Science of Beer, a ferramenta combina estatísticas e inteligência artificial para mapear o perfil sensorial das cervejas.

 “Durante meu doutorado, explorei extensivamente diversas ferramentas estatísticas e de inteligência artificial para análise sensorial. Ficou evidente que essas capacidades podiam e deveriam ser aproveitadas para atender às demandas do setor cervejeiro”, afirma Amanda.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password